Ciro tem mesmo discurso de Bolsonaro sobre Petrobras
Foto: Reprodução
O cacique do PDT Carlos Lupi reconhece que, quando o assunto é Petrobras e a alta dos combustíveis, as opiniões de Ciro Gomes e de Jair Bolsonaro são convergentes em vários pontos. No início da semana, Bolsonaro disse que a culpa da alta da gasolina era dos governos petistas que não concluíram a ampliação do parque de refino brasileiro, dado que os projetos do Comperj, no Rio, e Abreu e Lima, em Pernambuco, foram vítimas da roubalheira que atingiu a Petrobras. Ciro falará algo semelhante na série de vídeos que ele lançará em suas redes sociais a partir desta sexta-feira.
Nesta terça, no vídeo em que anuncia a data de lançamento do conteúdo com críticas à Petrobras, Ciro relacionou o lucro da companhia e o avanço da pobreza no Brasil. Bolsonaro, que todos sabem ser um liberal de ocasião, usou a mesma narrativa na semana passada, quando disse que a Petrobras deve ser uma empresa que “não dê um lucro muito alto”. Ao demonizar os ganhos da Petrobras, Bolsonaro tenta eximir sua gestão da responsabilidade pela inflação de dois dígitos que castiga principalmente os mais pobres e acelera a reboque das sucessivas altas dos combustíveis e da desvalorização do real ante ao dólar.
Já o objetivo de Ciro é marcar cada vez mais sua diferença com o PT. O presidenciável do PDT esteve no Rio nesta terça gravando o que chamou de “série documentário”. Além da frente da sede da Petrobras, ele gravou também no Museu do Amanhã e em um posto BR em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Segundo Lupi, serão lançados “três ou quatro” vídeos sobre a petroleira que vão citar “o crime das refinarias” e “a falta de investimento” no setor.
Perguntado pelo Radar o que achava do fato de Bolsonaro e Ciro pensarem parecido em pelo menos um assunto, Lupi disse que apesar de semelhantes, são opiniões dadas a partir de lugares diferentes. “Uma coisa somos nós cobrarmos na oposição. Outra é o Bolsonaro sentado na cadeira sem fazer nada. É só colocar dinheiro que ficamos autossuficientes em refino. Bolsonaro esquece que tá na presidência. A diferença entre nós é simples”, disse o cacique pedetista.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf