Ciro volta a criar factoides para tentar se alavancar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) tem uma nova obsessão: a defesa da nacionalização da Petrobras, uma estatal criada em 1953 pelo governo de Getulio Vargas, que é até hoje uma inspiração para o discurso nacional-desenvolvimentista do PDT. Segundo Ciro, a empresa está sendo vendida aos poucos desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Depois de dizer que, caso seja eleito em 2022, ele anularia uma eventual privatização da companhia, defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia) e avalizada pelo presidente Jair Bolsonaro, Ciro lançou uma série de vídeos sobre a empresa, chamada “A Verdade Sobre a Petrobras”.

No primeiro episódio, intitulado “O Mausoléu de um Sonho”, Ciro diz, em gravação feita em frente à sede da Petrobras no Rio de Janeiro, que a empresa virou o “mausoléu de um grande sonho de um Brasil independente, de um Brasil soberano, capaz de gerir seus recursos estratégicos”.

Diz, ainda, que várias “pás de cal” estão sendo jogadas sobre a empresa, a começar por FHC, passando por Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, que foram aos poucos permitindo a entrada de capital privado, inclusive estrangeiro, na companhia. “São grupos privados que só pensam em seu próprio lucro”, prega.

Ele afirma que irá mudar a política de preços da Petrobras – hoje baseada na variação dos custos no mercado internacional e do dólar – para que se possa “cobrar exatamente o quanto custa produzir e ter um lucro razoável”.

Afirma, ainda, que o seu “o governo vai comprar todas as ações de volta que Lula, FHC, Dilma, Temer, Guedes e Bolsonaro venderam e estão vendendo para os estrangeiros a preço de galinha morta”.

 

Não será uma coisa tão fácil porque 43,01% das ações estão nas mãos de investidores estrangeiros, segundo a Petrobras. O governo tem 36,75% e investidores nacionais possuem outros 20,24%.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf