Conselho de Ética da Câmara arquiva representação contra líder do governo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), relator do processo no Conselho de Ética da Câmara contra o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), defendeu nesta quarta-feira o arquivamento do processo. O pedido de perda de mandato de Barros é assinado por deputados do PSOL por suspeita de envolvimento na compra da vacina indiana Covaxin.

O líder do governo é suspeito de ter interferido nas negociações de imunizantes contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, com prioridade para a indiana do laboratório Bharat Biotech, vendida pela Precisa Medicamentos.

O relator avalia que “não há evidência” no processo e considerou que há “ausência de indícios”. Assim, apresentou o relatório preliminar pelo arquivamento. Na sessão, ele argumentou que “teve todo o cuidado” para verificar o processo, pedindo, inclusive, mais tempo para deliberar sobre o caso.

— Mediante as verificações, nós não encontramos elementos suficientes para dar prosseguimento (ao processo). Por isso, esse meu voto para o arquivamento, uma vez que nós temos aí muitas pautas pendentes para tratar na Casa mais importantes para o Brasil — justificou Cezinha de Madureira.

Antes mesmo da leitura do relatório, houve pedido de vista, isto é, mais tempo para a análise. A discussão do parecer preliminar foi suspensa.

O nome de Barros foi citado na CPI da Covid pelo deputado Luis Miranda como envolvido no esquema. Segundo Miranda, o líder do governo foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro ao tomar conhecimento das suspeitas de corrupção no contrato de compra da Covaxin. Barros negou envolvimento no caso. A representação cita a relação de Barros com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos e presidente da Global.

A compra do imunizante foi cancelada em agosto por determinação da Controladoria-Geral da União (CGU), que também encontrou indicativos de irregularidades.

O líder do governo reponde a processo na Justiça por improbidade administrativa. O MPF acusa Barros de ter beneficiado a empresa Global Gestão em Saúde quando foi ministro da Saúde, entre 2016 e 2018. MPF pediu o bloqueio de cerca de R$ 20 milhões em bens do deputado.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf