Covid afastou 113 mil servidores federais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os impactos da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram sentidos duramente também no funcionalismo público federal, mesmo com a adoção do teletrabalho.

De outubro de 2020 a setembro deste ano, 113,2 mil servidores da União se afastaram do trabalho por causa da Covid-19 – seja por adoecimento ou por contato com casos suspeitos.

O “impedimento por Covid”, como o governo federal classifica esse tipo de solicitação, é o segundo mais comum, representando 20,4% das interrupções das atividades laborais no período.

Para o leitor ter dimensão do que o número representa, a situação equivale a 19,3% do total de servidores federais ativos: 585 mil.

O panorama faz parte de uma análise do Metrópoles, com base em dados do Painel de Estatística de Pessoal (PEP), plataforma alimentada pelo Ministério da Economia.

O índice, entretanto, pode ser ainda maior. A série histórica divulgada pela União só considera o período entre outubro de 2020 e setembro de 2021 – informação mais recente.

Ao todo, nesse recorte de tempo, foram 552,8 mil afastamentos. Além da Covid-19, as principais causas são doença não profissional, pós-graduação, maternidade/paternidade, capacitação/treinamento e acompanhamento de terceiros.

Os órgãos que mais registraram esse tipo de solicitação devido à Covid-19 são o Ministério da Economia, o Comando da Marinha, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o Ministério da Saúde e o Comando do Exército (veja os número na lista abaixo).

Com o avanço da vacinação, a quantidade de afastamentos por Covid-19 está em desaceleração há cinco meses. Em setembro, a taxa atingiu o menor patamar: 2.103. Bem abaixo do pico registrado em outubro do ano passado, quando 12.948 pessoas deixaram as repartições.

Somente nos nove primeiros meses de 2021, ocorreram 77,8 mil pedidos causados pelo novo coronavírus. Nos três meses do ano passado sobre os quais a informação está pública (outubro, novembro e dezembro), foram 35,4 mil afastamentos.

Veja o ranking de órgãos que mais tiveram afastamentos por Covid-19:

Ministério da Economia – 12.738
Comando da Marinha – 9.121
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 7.418
Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) – 6.878
Ministério da Saúde – 6.247
Comando do Exército – 4.823
Segundo o Painel PEP, a média móvel de afastamentos relacionados ao novo coronavírus nos últimos 12 meses é de 9,4 mil. A taxa no último semestre, segundo a plataforma, é menor: 7,8 mil.

Vale ressaltar que nesses casos o pagamento dos servidores é mantido, ou seja, não há desconto dos dias nos quais ocorrem as faltas.

O presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, aponta que o teletrabalho teve um resultado positivo, mas que outras ações apresentaram falhas.

“Faltaram medidas que poderiam ter aumentado a proteção, como o estímulo ao uso de máscara e ao distanciamento físico e o fornecimento de EPIs [equipamento de proteção individual] aos servidores imprescindíveis às atividades presenciais”, pondera.

De acordo com ele, a principal providência para diminuir o risco de contágio foi a adoção do teletrabalho, favorável sob múltiplos aspectos. “Protegeu servidores e familiares do contágio, gerou economia para a administração pública, evitou perdas de tempo e dinheiro com deslocamentos para a repartição, e tudo isso com incremento de produtividade”, explica.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, adota o mesmo tom do colega sindicalista.

“Esse montante de afastamentos logicamente prejudicou a prestação dos serviços. O trabalho deixou de ser feito e ficou precarizado. Já existe uma carência na força de trabalho”, avalia.

Ele conclui. “O governo não se importou em diminuir os riscos de contágio. Tentou de forma insistente fazer que os servidores voltassem do trabalho remoto sem nenhuma segurança. As medidas foram mínimas”, alega.

Versão oficial
O Metrópoles questionou o Ministério da Economia, responsável pela gestão do funcionalismo, sobre o índice de afastamentos e os impactos na prestação de serviço.

Até a mais recente atualização desta reportagem, a pasta não havia se manifestado. O espaço continua aberto a esclarecimentos.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf