CVM recebe denúncia contra Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Os deputados Elias Vaz (PSB-GO), Kim Kataguiri (DEM-SP), Lídice de Mata (PSB-BA) e Bira do Pindaré (PSB-MA) entregaram representação de denúncia contra Paulo Guedes, o ministro da Economia, ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa.

Eles acusam o economista de omitir na Declaração Confidencial de Informações (DCI) as participações de sua mulher e sua filha na offshore sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, a Dreadnoughts Internacional Group Limited.

Trata-se da mesma offshore em que o ministro da Economia tem depositados milhões de dólares. Os parlamentares pedem análise do extrato de operações da empresa de 2019, quando Guedes assumiu a pasta, até agora.

O quarteto informa à CVM que Paula Drumond Guedes, filha do ministro, é diretora da offshore, oferecendo ao ministro informações privilegiadas sobre investimentos. Já Maria Cristina Bolívar Drumond Guedes, esposa do economista, é sócia da offshore.

Ambas as informações não foram apresentadas à Comissão de Ética Pública do Governo Federal, no início de 2019, na ocasião do ingresso de Guedes no cargo de ministro.

“Tais circunstâncias levantam sérias suspeitas sobre o comportamento ético de Paulo Guedes tanto na esfera pública quanto no mercado financeiro. Ademais, é preciso que a CVM investigue as reais motivações de tamanha omissão”, dizem os deputados.

O quarteto, aliás, entregou dias atrás, ao MPF, requerimento para abertura de investigação contra Guedes por faltar audiência pública na Câmara sem apresentar qualquer justificativa.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf