Desembargadora que vendia sentenças se aposenta com salário altíssimo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Raimundo Valentim/TJAM

Acusada de vender decisões judiciais, a desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado foi aposentada compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e vai receber R$ 35.462,22 por mês.

A informação foi publicada no Diário de Justiça do Estado no último dia 22. De acordo com ato assinado pelo presidente da corte amazonense, Domingos Jorge Chalub Pereira, os proventos pagos à magistrada são ‘proporcionais ao tempo de contribuição, calculados na forma da lei’.

A medida se dá em atenção à determinação do Conselho Nacional de Justiça, que no dia 29 de junho analisou processo administrativo disciplinar contra a magistrada. Em 2016, a desembargadora chegou a ser alvo de operação da Polícia Federal e foi denunciada ao Superior Tribunal de Justiça por venda de decisões judiciais.

O colegiado impôs à desembargadora a sanção mais ‘severa’ contra a toga, segundo a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) – peça produzida em 1979, durante os anos de exceção, e que nunca foi derrubada – ao seguir o entendimento do relator do PAD, conselheiro Mário Guerreiro. Ele considerou que a magistrada concedeu decisões liminares – provisórias – durante plantões judiciários que tiveram como consequência a ‘liberação indiscriminada de presos acusados de crimes extremamente graves’, como homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação criminosa, estupro de vulnerável.

De acordo com o relator, a conduta ensejou ‘inequívoco abalo à credibilidade do Poder Judiciário, à segurança jurídica e até mesmo à segurança pública’.

O processo administrativo disciplinar contra a desembargadora foi instaurado de ofício para apurar violação dos deveres funcionais relacionados à reiterada concessão de liminares durante plantões judiciários. O conselheiro Mário Guerreiro considerou parte dos 21 fatos imputados à desembargadora foram provados.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf