Doria toma medida antiecológica às vésperas do COP 26

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo de SP/Divulgação

O governador de São Paulo, João Doria, estava prestes a iniciar uma viagem internacional que tinha como um dos destinos a conferência do clima, a COP26, em Glasgow, na Escócia, onde anunciou a destilação de um orçamento milionário para ajudar a preservar a Amazônia, quando sancionou uma lei estadual nada boa para o meio ambiente. Doria autorizou a prorrogação, até 2028, do uso do PCB, substância conhecida comercialmente como ascarel e que é altamente poluidora e causadora de câncer.

O composto, que é encontrado em transformadores elétricos, capacitores e subestações, foi proibido de ser usado em diversos lugares do mundo ainda na década de 80 e, no Brasil, um decreto federal de 2005 prevê a adoção de medidas para a eliminação do ascarel até 2028. Mas SP estava na frente neste processo e uma lei estadual tinha colocado o prazo final para o ano de 2020 sob pena de multas e processos por crimes ambientais. Porém, com a lei sancionada por Doria, também o estado terá até o ano de 2028.

A secretaria do meio ambiente de São Paulo minimizou a sanção do governador dizendo que o prazo estabelecido pela agora lei 17.432/2021 apenas segue decreto presidencial de 2005. Em nota, a secretaria disse que “a substituição dos equipamentos ocorre de forma gradual pelo setor para que não ocorram prejuízos à população, especialmente com relação ao abastecimento de equipamentos públicos como hospitais, escolas, transporte, entre outros”.

Vale lembrar, no entanto, que a lei estadual que dava o prazo de 2020 foi feita em 2006. Ou seja, o setor a que se refere a secretaria do meio ambiente teve catorze anos para se adequar.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf