Enem tem queda de participação inédita e trágica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo

Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que apenas 2.179.559 participantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, no total, 930.243 pessoas não compareceram ao exame . Desde que o Enem virou a principal via de acesso ao ensino superior no país, em 2009, este é o menor número de participantes registrado no exame. O índice de abstenção da prova, de acordo com os dados apresentados nesta segunda-feira, foi de 29,9%.

Na edição de 2021, o Enem também teve o menor número de inscritos confirmados desde 2005. O exame se tornou restrito após uma regra adotada pelo MEC que impediu estudantes pobres que não justificaram ausência na edição de 2020 de conseguirem gratuidade na prova desse ano. Realizado no auge da pandemia, em janeiro deste ano, a edição passada registrou recordes de faltosos, com abstenção na casa dos 55%. Somente após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro, o MEC reabriu as inscrições e concedeu isenção de taxa aos alunos pobres.

O Enem deste ano foi aplicado em meio à maior crise institucional vivida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a prova, em sua história. Às vésperas do exame, 37 servidores pediram exoneração de seus cargos de coordenação após acusações de assédio moral e censura contra o presidente da autarquia, Danilo Dupas.

Segundo os dados apresentados pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e por Dupas, 2.145.194 estudantes fizeram a prova no formato impresso, que registrou 895.715 ausentes, ou 29,5% de abstenção. No caso do Enem Digital, 34.365 fizeram a prova e 34.528 faltaram, um índice de 50,1% de faltosos.

— Diante dos maus augúrios que tivemos antes da prestação da prova e diante do que efetivamente conseguimos alcançar, creio que não é hora de tripudiar sobre nada nem ninguém, mas dizer que a educação brasileira saiu ganhando. E saiu ganhando porque, como era o previsto e haviamos dito, a questão do Enem havia de ter toda seriedade, transparência e competência que têm os servidores do MEC, dos Correios e da Polícia Federal — afirmou Milton Ribeiro.

O Enem 2021 foi aplicado em meio a suspeitas acerca da possível interferência do governo na prova. Em coletiva, Ribeiro negou que tenha interferido na prova e disse que voltou atrás sobre seu “direito” de ver a avaliação.

— Temos lá citação de Karl Marx e Engels, temos Chico Buarque, que declaradamente é um artista que tem o seu direito democrático de expressar sua vontade, que é partidário de uma visão mais de esquerda — afirmou. — Não houve nenhuma tentativa. Eu não iria tentar, simplesmente ponderei. Diz o ditado que o sábio muda de opinião. Quando percebi a que a possibilidade de ter acesso às questoes da prova traria muito mais prejuízo do que benefício aos estudantes, eu dei um passo atrás. Abri mão de um direito.

Outro ponto sensível da edição deste ano foram as denúncias sobre a escassez do Banco Nacional de Itens, utilizado para compor a prova. De acordo com servidores ouvidos pelo GLOBO, atualmente não há questões disponíveis para 2022. Durante a coletiva desta tarde, Dupas afirmou que o banco está em recomposição e não haverá problema em 2022. Questionado se terá governabilidade à frente do Inep após o pedido coletivo de saída dos servidores, Dupas disse que é normal haver resistência. Ele atribuiu a postura dos servidores à contrariedade relacionada à retirada de gratificações e ao retorno presencial ao trabalho.

— Gerir requer alocar com efetividade os recursos disponíveis e precisa ter coragem para enfrentar os problemas. Nessa gestão implantamos assessoria de governança e planejamento estratégico, em poucos meses, (diante) da cultura enraizada é normal que tenha resistência.

Em relação à debandada de servidores de cargos de comando, Milton Ribeiro afirmou que o pedido dos servidores ainda está sendo avaliado pela direção do Inep e do MEC.

— Isso tudo ainda está no mundo do imaginário. Que eles pediram, pediram, mas que foi atendido ou não, nós ainda não ponderamos sobre essas questões — disse. —Estamos analisando. Estamos no meio da prova e não queremos dar nenhum motivo, nenhuma razão para ualquer tipo de crítica.

Ribeiro não comentou sobre a debandada de pesquisadores ligados à Capes, noticiada pelo GLOBO nesta segunda-feira.

Os gabaritos do Enem 2021 serão divulgados na quarta-feira. Já os resultados da prova serão disponibilizados aos estudantes no dia 11 de fevereiro. De acordo com Dupas, para os treineiros, os resultados virão a público 60 dias depois.

Nova aplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro. Na ocasião, estudantes que conseguiram gratuidade após decisão do Supremo farão o exame, assim como pessoas privadas de liberdade e demais que tiverem pedido de reaplicação aprovado.

Para solicitar a reaplicação, os candidatos que não compareceram ao exame devido a doenças infectocontagiosas devem formalizar o pedido por meio da Página do Participante até 3 de dezembro.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf