Especialista critica relaxamento de restrições contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ CNN

Com o avanço da vacinação e a queda nos índices da pandemia, capitais como São Paulo, Campo Grande e Curitiba estudam desobrigar o uso de máscaras. A prefeitura do Rio de Janeiro foi uma das primeiras a deixar de exigir a proteção facial em ambientes abertos e sem aglomeração. Posteriormente, o mesmo foi decretado no Distrito Federal e em Porto Velho, onde o uso passou a ser facultativo em áreas externas.

Para a infectologista do Instituto Emílio Ribas, Rosana Ritchmann, este é um dos assuntos mais controversos entre pesquisadores, cientistas e profissionais da saúde. Na visão dela, é preciso cautela principalmente no modo como as autoridades irão anunciar a medida. “Nós estamos em uma fase de uma tendência ótima em relação ao nosso futuro próximo, então, eu julgo que este momento é de cautela e não de liberação.”

Sua ressalva diz respeito a como os cidadãos, de maneira geral, vão interpretar essa decisão. “Eu tenho medo da percepção da população ser: ‘acabou a pandemia’, ‘não preciso mais usar máscara nem em ambiente aberto, nem em fechado’ e, aí sim, a gente corre um risco enorme de recirculação e de, infelizmente, estes números mudarem.”

A infectologista explica que quando não há distanciamento, mesmo aqueles vacinados colocarão outras pessoas em risco. Ela também falou sobre o quanto a máscara é uma medida simples, barata e que funciona para conter a transmissão.

“Há vários estudos e até um brasileiro, da Fiocruz. Eles colocavam máscaras em pessoas que estavam infectadas [pela Covid-19] e tentavam recuperar o vírus. E ele só era recuperado na face interna da máscara, na face externa não tinha vírus nenhum, então, de fato é uma excelente barreira.”

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf