Governadores ocuparam lugar de Bolsonaro na COP26

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Congresso em Foco

Durante os doze primeiros dias do mês de novembro, líderes de todas as grandes democracias do mundo representaram seus países durante as negociações e debates da COP26. Apenas um não compareceu: Jair Bolsonaro, que, em gesto semelhante a ditadores como Vladimir Putin e Xi Jinping, deixou a participação brasileira a cargo de seus ministros. O vácuo deixado pelo presidente, de acordo com o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), foi preenchido pelas lideranças estaduais.

“Uma coisa que chamou muito a atenção foi a presença de muitos prefeitos, muitos governadores, muitos empresários e representantes da sociedade civil participando ativamente in loco na COP26”, declarou o deputado, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e membro da comitiva de parlamentares presentes na conferência.

O interesse dos representantes de entidades federativas, para o deputado, se deve justamente à falta de ação do Governo Federal. “O governo tirou o corpo fora. Bolsonaro não foi, Mourão não foi e passamos uma semana inteira sem o ministro do meio ambiente. Com isso, os governadores se apoderaram da conferência, porque todo mundo entende que esse é o tema mais importante que a gente tem hoje”, afirmou.

Rodrigo Agostinho acrescenta que a busca por investimentos foi o principal interesse dos governadores na COP26, e considera negativa a ausência do Governo Federal nesse processo. “Os governadores pensaram que ‘se os doadores não querem mandar dinheiro para o governo, então que mandem para nós’. Mas também não é assim que as coisas funcionam. O Brasil é visto como uma das maiores economias do mundo, esse dinheiro não é doação e sim investimento ambiental”, alertou.

Presente também à COP26, a deputada Tátaba Amaral (PSB-SP) teve impressão semelhante. “Tivemos uma delegação paralela à oficial no encontro, com muitas conversas entre governadores, empresários e parlamentares”, disse ela ao Insider. Para Tábata, o grande erro do governo na sua agenda econômica é não perceber que grande parte do empresariado começa a reunir as preocupações ambientais nos negócios que procura fechar, na contramão da forma como pensa e age a gestão Jair Bolsonaro. (por Lucas Neiva, Rudolfo Lago e Ana Krüger).

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf