Governo nega agressão a repórteres que tentaram entrevistar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Dias/PR

A Secretaria-Geral da Presidência da República negou participação do governo em agressões a vários jornalistas em Roma no dia 31 de outubro, durante visita do presidente Jair Bolsonaro para participação nas reuniões do G20. Na ocasião, profissionais de veículos como TV Globo, Folha de S. Paulo, UOL e BBC Brasil, relataram terem sido vítimas de violência por membros da segurança presidencial enquanto aguardavam a chegada do presidente à embaixada brasileira na capital italiana.

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 24, como defesa em uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade pedindo investigação do episódio, o governo diz que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) atuou apenas para “garantir a segurança pessoal” do presidente e que o órgão atua “sempre de forma pacífica” ao fazer a escolta do chefe do Executivo.

A manifestação foi em resposta a determinação do ministro Dias Toffoli, que deu dez dias de prazo para que o governo apresentasse a sua defesa. Na ação, a Rede pede que a Presidência da República “seja obrigada a adotar, em caráter imediato, todos os meios necessários para assegurar o livre exercício da imprensa, bem como a integridade física de jornalistas e demais profissionais da mídia, durante a cobertura dos atos do presidente” e pede que o governo apresente um “plano de segurança para garantir a integridade física dos profissionais da imprensa que acompanham a rotina do presidente”. O partido ainda solicita que Bolsonaro seja impedido de “realizar ou de incentivar a realização de ataques verbais ou físicos à imprensa e aos seus profissionais”, sob pena de pagamento de multa de 100 mil reais por ocorrência.

“Diferentemente do afirmado na exordial (ação), o GSI apenas agiu de forma a garantir a segurança pessoal do Presidente da República num perímetro limitado e mais próximo, restando à segurança pública do país de destino a responsabilidade das autoridades estrangeiras”, diz a defesa do governo.

Em outro trecho, a peça chama a descrição dos fatos pela Rede de “narrativa construída”. “Não houve nenhum ato realizado, seja pelo presidente da República, seja pela segurança do GSI que se possa considerar como agressão, sendo a um só tempo desnecessário e inoportuno o atendimento do pleito”, afirma o governo, que acrescenta que os pedidos feitos pelo partido “podem, em verdade, vulnerar o perímetro de segurança do presidente”.

Toffoli aguarda agora as manifestações da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) para dar andamento ao caso.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf