Greve dos caminhoneiros não está morta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Bras

Líderes caminhoneiros, como o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, conhecido como Chorão, gravaram vídeos e fizeram lives durante o fim de semana convocando para a greve marcada para esta segunda-feira (1º), véspera do feriado do Dia de Finados (2). Os caminhoneiros prometem parar o país, e há a expectativa de bloqueio de rodovias.

Enquanto a greve ameaça paralisar o país, o presidente Jair Bolsonaro segue na Itália. Nesta segunda-feira, ele será homenageado na cidade de origem dos seus antepassados, a família Bolzonaro (o sobrenome foi modificado, trocado o z pelo s depois que a família migrou para o Brasil). Receberá o título de cidadão honorário na cidade Anguillera Vêneta, na região de Pádua. A visita é cercada de polêmica. Bolsonaro tem o apoio da prefeita da cidade, Alessandra Buoso, que, inclusive, oferecerá um almoço a ele e à sua família. Mas outros grupos protestam contra a homenagem. Na semana passada, a prefeitura foi pichada e suja com esterco por manifestantes. O presidente visitará também a Basílica de Santo Antonio de Pádua, mas não será recebido oficialmente na igreja. A diocese chegou a divulgar uma nota dizendo que a homenagem feita na cidade de Anguillera causava “embaraço”.

Enquanto Bolsonaro permanece na Itália, a grande maioria dos líderes mundiais que estavam com ele no fim de semana na reunião do G20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, deslocou-se para Glasgow, na Escócia, onde é realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a Cop26. Cercada de desconfianças, a delegação brasileira não terá o presidente brasileiro.

Na semana passada, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que Bolsonaro não iria para “não levar pedradas”. A delegação brasileira será comandada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O ministro terá o desafio na reunião de desfazer as desconfianças que o mundo hoje tem das posições ambientais do governo brasileiro. Leite afirmou na semana passada que defenderá na reunião que os países desenvolvidos ajudem na promoção de medidas de descarbonização e evolução do planeta para uma economia verde.

No Brasil, a semana começa sob a expectativa da anunciada greve dos caminhoneiros. Entre as principais demandas da categoria estão a revisão da política de preços dos combustíveis na Petrobras, o estabelecimento de um valor mínimo de frete e a melhoria e construção de novos pontos de descanso para a categoria. Os caminhoneiros estão com uma proposta de preços do óleo diesel para apresentar ao governo. Eles atacam a política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pela Petrobras, e propõem a política de preço de paridade de exportação (PPE), baseada exclusivamente em custos nacionais.

Durante a semana passada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, chegou a minimizar a greve, declarando não acreditar que a adesão dos caminhoneiros fosse grande. A declaração do ministro, porém, parece ter acirrado os ânimos da categoria. Alguns segmentos da economia, especialmente no setor varejista, já tinham planos de contingência para prevenir possíveis situações de desabastecimento.

Congresso em Foco

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf