Legislativo paulistano pode cassar vereadora que agrediu colega

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As principais lideranças da Câmara Municipal de São Paulo afirmam que o episódio de agressão entre as vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro, ambas do Novo, não passará impune.

“Cartão vermelho” é o que têm dito esses vereadores sobre Janaína, referindo-se a cassação. Eles dizem que ela feriu uma pessoa com 60 anos (ela tem 37) e fisicamente mais frágil. Janaína discursou no plenário na sequência, enquanto Cris, demonstrando abalo físico e emocional, socorreu-se junto a colegas e perguntava a respeito de providências a tomar.

O Painel mostrou que as duas vereadoras registraram boletins de ocorrência relatando agressões no banheiro da Câmara durante discussão do projeto de reforma da previdência municipal na quarta-feira (10). Ambas divulgaram fotos com hematomas.

A versão de Janaína de que teria agido em legítima defesa não foi bem recebida por colegas, inclusive por alguns que estiveram com ela e a ouviram na sequência do episódio. Vereadores de todo o espectro político, da esquerda do PSOL à direita do PSL, manifestaram solidariedade a Cris e colocaram-se à disposição para auxiliá-la nas medidas cabíveis.

Eles procuraram a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Milton Leite (DEM), para pedir providências.

“Fui agarrada, jogada no chão e segurada pelo pescoço. Tive minha peruca arrancada e pisoteada [Cris tem alopecia]. Quando caí no chão do banheiro da Câmara o barulho foi tão ensurdecedor que a GCM [Guarda Civil Metropolitana] teve que arrombar a porta e me resgatar aos prantos do chão!”, escreveu Cris Monteiro nas redes sociais.

Neste primeiro momento, a Procuradoria da Câmara apura o ocorrido. Na sequência, a Corregedoria da Casa deverá ser acionada para tratar das possíveis sanções. Uma eventual cassação teria que ser votada em plenário pelos vereadores.

Nesta quinta-feira (11), a Comissão de Ética do partido Novo determinou a suspensão liminar das filiações das vereadoras pelo período de apuração do ocorrido —o que não impedirá que exerçam seus mandatos.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf