Lula, Bolsonaro e Moro farão “acareação” em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

A acareação é, grosso modo, uma técnica, um ato processual, que consiste em se apurar a verdade nos depoimentos (conflitantes) das partes, confrontando-as, olhos nos olhos, e assinalando os pontos divergentes, até que se chegue às alegações e afirmações verdadeiras.

É a decantação da verdade por intermédio do frente a frente, do cara a cara e do confrontamento.

Raras são as vezes em que uma acareação não nos aponta, com o mínimo de certeza, quem está falando a verdade. Os mentirosos, confrontados, normalmente passam sinais indisfarçáveis – ao delegado ou ao juiz que presidem o ato – de suas inconsistências, mesmo que se tratem de artistas ou de farsantes inveterados.

Pois bem, se Sergio Moro decidir realmente pela candidatura à Presidência da República, veremos, em 2022, um debate eleitoral, em rede nacional, que terá viés de acareação, tanto em relação a Lula como a Bolsonaro.

Vai ser uma pedreira para Lula, sustentar a narrativa esfarrapada de “inocência” em relação aos malfeitos do Petrolão, perante o próprio ex-juiz da Lava Jato, que conhece de cor e salteado as inúmeras faltas do ex-presidente, e que teve todas as suas sentenças em relação a Lula confirmadas por três instâncias, inclusive pelo próprio Supremo Tribunal Federal.

O candidato Sergio Moro ainda poderá realçar, de quebra, nessa contenda, que a segunda turma do Supremo Tribunal Federal errou feio ao decidir por sua parcialidade, no que toca ao processo que condenou Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda mais espinhosa será a tarefa de Bolsonaro, ao enfrentar o seu ex-ministro da Justiça, numa discussão acerca das inúmeras tentativas de ingerência sobre a Polícia Federal, objeto de um inquérito atualmente em curso, cujo depoimento do presidente foi absolutamente estapafúrdio e totalmente desconectado da realidade.

Portanto, seja no primeiro turno, numa confrontação com Lula e Bolsonaro ao mesmo tempo, ou num possível segundo turno, em um vis-à-vis com Lula, os eleitores poderão assistir, de cadeira, a uma sequência de debates em forma de acareação, que têm potencial para desmascarar dois políticos cuja maior especialidade é mentir.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf