Magno Malta seria o “vice dos sonhos” de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega / PR

De “vice dos sonhos” de Jair Bolsonaro na pré-campanha em 2018 a preterido como ministro logo após a eleição, o ex-senador Magno Malta (PL-ES) está de volta ao círculo presidencial após mais de dois anos afastado. Responsável por ajudar a abrir a porta das igrejas evangélicas a Bolsonaro, Malta selou a reconciliação com uma oração no Palácio do Planalto há seis meses. Reconquistou o posto de aliado, voltou a viajar pelo país com o presidente e teve a promessa de apoio para tentar retornar ao Senado em 2022.

A reaproximação foi patrocinada pelo pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. O religioso sugeriu que Bolsonaro procurasse Malta, que jamais expôs mágoas em público, mesmo alijado do governo. Na hora, o presidente, pelo telefone do pastor, fez uma chamada de vídeo com o ex-senador. Sem falar do passado, convidou Malta para ir ao Planalto.

— Como sempre aconteceu, orei com ele, demos um abraço e mais nada que isso. Falamos do momento do Brasil, das lutas e das dificuldades — disse Malta. — Naquele momento nós passamos a nos falar, nos encontrar, fazer a mesma coisa que eu sempre fiz antes. Se eu puder ser útil em algum momento, conversar, falar, dar algum palpite que seja interessante e orar junto, eu estou próximo.

Depois das pazes, Malta já acompanhou Bolsonaro em viagens a Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Na semana passada, esteve em Roraima e no Amazonas e foi elogiado duas vezes pelo presidente em eventos evangélicos em Manaus.

— Aqui (está) o Magno Malta, que, por opção dele, não foi meu vice-presidente. Que falta faz o Magno Malta lá no Senado Federal — disse Bolsonaro na última quarta-feira.

Filiado ao PL (na época, chamado de PR), o então senador abriu mão de ser vice de Bolsonaro em 2018, quando seu partido definiu apoio ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Apesar disso, manteve-se próximo e era figura frequente no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o então candidato ficou internado após levar uma facada em Juiz de Fora (MG). O empenho na campanha presidencial foi apontado mais tarde como um dos motivos para Malta perder a reeleição.

Derrotado, Malta não arredou pé do lado de Bolsonaro, alimentou a esperança de ser ministro e fez uma oração, transmitida ao vivo pelas emissoras de televisão, enquanto o Brasil aguardava o pronunciamento do presidente eleito.

O prestígio daquele momento, porém, não garantiu um cargo. Pior, Malta foi surpreendido quando sua assessora Damares Alves ficou com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A exclusão do ex-senador do governo é atribuída à primeira-dama Michelle Bolsonaro, amiga da ministra Damares.

Magno Malta, por sua vez, não olha para trás:

— Bolsonaro é meu amigo, acredito nele, nas pautas que ele defende. Caminhei com ele e continuo caminhando — disse o, de novo, aliado do presidente.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf