MPF denuncia “Garçom Reaça” por homofobia

Todos os posts, Últimas notícias

Fotos: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo denunciou Guilherme Henrique Neles Silva, autointitulado ‘garçom reaça’ por publicar em seu perfil no Twitter comentários transfóbicos que tiveram entre suas vítimas a vereadora Erika Hilton e a covereadora Carolina Iara.

A acusação é subscrita pela promotora Maria Fernanda Balsalobre Pinto, que integra o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi).

“As publicações do denunciado não consubstanciam liberdade de expressão, mas sim discurso de ódio, na medida em que hierarquizam grupos humanos e exprimem juízo de supressão e redução de direitos fundamentais do grupos LGBTQIA+”, registra trecho da peça.

De acordo com a denúncia, Silva ‘praticou e induziu a discriminação e preconceito de raça’, sendo que, em um dos comentários, ‘ao negar o gênero feminino às mulheres transexuais, atacou Erika e ofendeu sua dignidade por meio da utilização de elementos de transfobia’.

Em nota, a vereadora afirmou que a violência contra parlamentares negras e trans ‘não pode mais ser naturalizada e deixada de lado’.

No inicio do ano, Érika registrou um boletim de ocorrência após ser procurada em seu gabinete por um homem autodenominado ‘garçom reaça’. Na ocasião, ele portava uma bandeira e máscara com símbolos cristãos e entregou à equipe de Érika uma carta dizendo ser uma das pessoas que atacaram a parlamentar pela internet no último ano.

Já com relação à Carolina, a Promotoria diz que o acusado ‘divulgou’ a condição de portadora do HIV da parlamentar ‘como forma de ofender-lhe a dignidade’. O comentário sobre a covereadora se deu dias após a parlamentar registrar boletim de ocorrência após ter sofrido um atentado a tiros em sua casa.

Ainda segundo o MP-SP, em outra ocasião, Silva fez ‘juízo de hierarquização de grupos, com pressuposição de inferioridade do grupo LGBT, acrescido de juízo de supressão de direitos fundamentais consistente em negar a tal grupo o direito de expressar afeto em público’.

Junto da denúncia, a Promotoria entregou à Justiça de São Paulo um pedido para que as publicações transfóbias feitas pelo acusado sejam removidas do Twitter, destacando que ‘o discurso de ódio não encontra amparo na liberdade constitucional de expressão ou liberdade religiosa’

COM A PALAVRA, A VEREADORA ERIKA HILTON

“A violência contra parlamentares negras e trans, como a praticada pelo agressor contra mim em diversas oportunidades nas redes sociais, inclusive dizendo que sabia onde eu morava, não pode mais ser naturalizada e deixada de lado. Esse mesmo senhor, já no início de Janeiro, tentou invadir meu gabinete e foi diversas vezes à Câmara atrás de mim e de minhas assessorias. Vejo a denúncia feita pelo Ministério Público como essencial para que sirva de exemplo e não se repita.”

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf