MST tentará eleger parlamentares em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que se notabilizou em 37 anos de história pela ocupação de propriedades no campo como forma de impulsionar a reforma agrária, decidiu lançar ofensiva eleitoral em 2022. A estratégia de disputar o terreno da política institucional, ao lado de outros movimentos populares, prevê lançamento de candidaturas a deputado estadual e federal em pelo menos 15 Estados, além do Distrito Federal.

Por caminhar junto ao PT desde a fundação do movimento, em 1984, o partido será o principal abrigo de seus candidatos. Há também negociações avançadas com o PSB, Psol e PCdoB. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem estimulado a iniciativa. As articulações com outras legendas, com vistas à eleição de 2022, contudo, estão em ritmo acelerado.

Há 15 dias, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, recebeu representantes do movimento na sede do partido, em Brasília. O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), candidato da legenda ao governo do Rio de Janeiro, participou da reunião.

O MST está presente em cerca de 36% dos 5.568 municípios do país, onde estão assentadas 450 mil famílias – outras 90 mil ainda estão acampadas. Considerando-se 3,07, segundo o IBGE, o número médio de pessoas por família no Brasil, o universo de brasileiros vinculados aos sem-terra soma aproximadamente 6,4 milhões de pessoas.

No entanto, na Câmara dos Deputados, há apenas três deputados reconhecidamente eleitos pelo movimento: Marcon (PT-RS), João Daniel (PT-SE) e Valmir Assunção (PT-BA).

Durante a pandemia, o MST resolveu se voltar para a produção de alimentos nos assentamentos. Agora, paralelamente à articulação para as eleições, retomou as ocupações de terras. Nos últimos vinte dias, promoveu três ações nos Estados de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte.

A leitura feita pelos principais formuladores do MST é que as chamadas “forças populares” encontram-se na defensiva. Avaliam que é, por essa razão, que se justifica a necessidade de uma contraofensiva no campo institucional para que a esquerda não perca espaço. “O MST sempre deixou com os partidos de esquerda a luta institucional no Congresso. Nosso foco estratégico vai continuar na mesma direção, que é a ocupação de terra para a reforma agrária, mas, agora, vamos também fazer a disputa institucional”, justifica Alexandre Conceição, um dos coordenadores nacionais do movimento.

Parte dos nomes já escalados pelo MST para concorrer a cargos eletivos em 2022 nunca disputou eleição ou sequer esteve filiado a partidos políticos. São militantes da reforma agrária e de outras áreas. No Rio, por exemplo, a principal aposta para uma vaga na Assembleia Legislativa é Marina dos Santos, ligada a Freixo.

Militante do MST desde os 14 anos, Marina nunca teve filiação partidária. Agora, está em conversas adiantadas com PT e PSB. Há 25 anos, além da organização da luta no campo, ela também atua em conjunto com movimentos sindicais. Em Campo dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, tem forte ligação com a categoria dos petroleiros.

Em Pernambuco, onde a organização sempre teve muita força política, quem deve concorrer a uma vaga de deputada estadual é Rosa Amorim, militante do Levante Popular da Juventude. Ela tem 24 anos e é filha de Jaime Amorim, dirigente histórico do MST. No Distrito Federal, quem tentará conquistar um mandato na Câmara é Erivan Hilário. Drag queen, disputará o pleito com o codinome “Ruth Venceremos”. Ativista do MST desde os 13 anos, a artista é coordenadora educacional do movimento e uma das responsáveis por levar a pauta LGBTQIA+ aos assentamentos. Formou-se na escola do movimento e graduou-se em pedagogia.

Há também a possibilidade de lançamento de nomes mais experientes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o ex-deputado Frei Sergio Görgen (PT-RS), deverá tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. A empreitada eleitoral do MST conta, ainda, com candidatos de organizações como o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), o MCP (Movimento Camponês Popular), o MTD (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos), o Levante Popular da Juventude e a Consulta Popular.

O consultor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) Antônio Augusto de Queiroz explica que o momento político do país, com a volta de Lula ao jogo eleitoral, contribuiu de maneira decisiva para entrada do MST na disputa.

“Os movimentos cívicos da direita, que tomaram corpo em 2018, conseguiram eleger bancadas expressivas e todas são atuantes no Congresso. Essa iniciativa do MST de lançar candidaturas em grande parte do Brasil é muito interessante para o processo democrático”, avalia.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf