Mulher de Manuel Zelaya vira presidente de Honduras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty/Getty Images

A líder esquerdista Xiomara Castro, de 62 anos, declarou-se vitoriosa nas eleições presidenciais de Honduras nesta segunda-feira (29).

Apesar disso, menos de 50% das urnas foram apuradas até o momento e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) advertiu que nenhum dos candidatos têm margem suficiente para declarar-se vencedor.

Segundo informações divulgadas pelo órgão eleitoral, Castro tem 53,52% dos votos até o momento, contra 33,95% de Nasry Asfura, do Partido Nacional, de direita, e prefeito da capital, Tegucigalpa.

Em terceiro está o candidato do Partido Liberal, Yani Rosenthal, com 9,20%.

A votação pode marcar um retorno da esquerda ao poder em Honduras 12 anos depois que seu marido, Manuel Zelaya, foi deposto da presidência por um golpe de estado.

Ela também deverá ser a primeira mulher a ocupar a chefia do Executivo de Honduras.

Segundo observadores internacionais, a votação realizada no último domingo (28) transcorreu sem problemas.

É uma diferença marcante em contraste com o pleito de quatro anos atrás, quando o resultado apertado foi sucedido por protestos violentos e suspeitas de fraude.

Socialista, Castro conquistou o apoio de uma ampla faixa de hondurenhos cansados ​​da corrupção e da concentração de poder que empreendida pelo Partido Nacional.

“Nós voltamos ao autoritarismo”, disse ela a apoiadores na noite de domingo.

Castro declarou que pretende reverter o enfraquecimento do sistema Judiciário hondurenho, acusado de beneficiar corruptos.

Ela prometeu ainda obter ajuda da ONU para fortalecer a luta contra a corrupção e legalizar o aborto em alguns casos.

Também disse que pretende estreitar as relações diplomáticas com a China.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf