Observatório internacional irá monitorar ataques de Bolsonaro à democracia
Foto: Pedro Ladeira – 13.set.2021/Folhapress
A Progressive International (PI), rede global de forças progressistas, lança nesta segunda (15) um observatório para monitorar as instituições e o processo eleitoral em países como Colômbia, Hungria e Brasil. Segundo a organização, o projeto é uma resposta aos ataques à democracia em todo o mundo.
O lançamento conta com o endosso de figuras políticas de diversos países como Noam Chomsky, Rafael Correa, Ertuğrul Kürkçü, Guillaume Long, Celso Amorim, Fernando Haddad, Jeremy Corbyn, Aruna Roy, Aída García-Naranjo e Andrés Arauz.
O observatório atuará em diversas frentes, desde a organização de delegações em cada país até a construção de uma rede global para combater a desinformação e a realização de pedidos de investigação em caso de interferência ilícita no processo democrático.
“De Narendra Modi na Índia a Jair Bolsonaro no Brasil, líderes autoritários estão se organizando para capturar os tribunais, criminalizar a oposição e fraudar as regras para se manter no poder”, diz o coordenador-geral da Progressive International, David Adler.
“As organizações que afirmam defender a democracia são inadequadas para enfrentar esta crise global. Na verdade, grupos como a Organização dos Estados Americanos, a OEA, participaram de ataques a instituições democráticas em países como o Haiti e a Bolívia”, segue Adler, que diz que observatório surge como alternativa ao órgão.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf