OMS lança alerta sobre mutação resistente a vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PRIO4D/Pixabay

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declara a nova variante do vírus da covid-19 como “variante de preocupação” internacional, o que poderá levar países a aplicar novas restrições de viagens e medidas de cautela diante do risco que a mutação poderia gerar. O termo usado para designar a variante será Omicron.

Nesta semana, as autoridades da África do Sul anunciaram a descoberta de uma nova variante do coronavírus, depois de ela ter sido primeiro identificada há duas semanas. A cepa, segundo os cientistas, tem uma “constelação incomum” de mutações e há preocupação sobre o impacto que ela poderia ter para a eficácia da vacina.

Chamada de B.1.1.529, a nova variante também foi apontada por especialistas europeus como a “mais preocupante” já vista, em termos de mutações.

A OMS, diante da constatação, pede que governos adotem as seguintes medidas:

– Aumentar a vigilância e os esforços de sequenciamento para compreender melhor as variantes SARS-CoV-2 circulantes.

– Submeter sequências completas do genoma e meta dados associados a um banco de dados publicamente disponível.

– Relatar os casos/classificadores iniciais associados à infecção à OMS.

– Onde existe capacidade e em coordenação com a comunidade internacional, realizar investigações de campo e avaliações laboratoriais para melhorar a compreensão dos impactos potenciais do COVID-19 na epidemiologia da COVID-19, gravidade, eficácia das medidas sociais e de saúde pública, métodos de diagnóstico, respostas imunes, neutralização de anticorpos, ou outras características relevantes.

A agência também solicita que indivíduos sejam “lembrados de tomar medidas para reduzir seu risco, incluindo medidas sociais e de saúde pública comprovadas, como o uso de máscaras bem ajustadas, higiene das mãos, distanciamento físico, melhorar a ventilação dos espaços internos, evitar espaços lotados e ser vacinados”.

“Esta variante tem um grande número de mutações, algumas das quais são preocupantes. As evidências preliminares sugerem um risco maior de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes. O número de casos desta variante parece estar aumentando em quase todas as províncias da África do Sul”, alerta a OMS.

Sua identificação já levou os mercados a sofrer duras quedas, enquanto governos reavaliam medidas de controle social e mesmo aceleram processos de vacinação. A Comissão Europeia, por exemplo, já propôs que medidas de urgência sejam adotadas para impedir a chegada de novos vôos da região sul do continente africano, Na Bélgica, porém, um primeiro caso de contaminação pelo vírus já foi identificado.

Ainda que a mutação tenha sido apontada como motivo de explosão de casos numa região da África do Sul, a OMS estima que ela provavelmente surgiu em outro país. A primeira amostra da variante foi coletada em Botsuana em 11 de novembro.

Uma das hipóteses é de que ela pode ter surgido durante uma infecção de um paciente não tratado de HIV/Aids.

Pelo menos 30 mutações foram identificadas na variante, o que seria mais que o dobro da variante Delta, já considerada como a mais perigosa.

Se ainda não existem estudos exatos sobre o grau de velocidade de sua transmissão, a realidade é que os números diários na África do Sul se multiplicaram por cinco em duas semanas.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf