PF impede sabotagem da geração de energia no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nessa quarta-feira (17/11), a Operação Guaraci com o objetivo de reprimir a extração ilegal de ouro e manganês na faixa de servidão da linha de transmissão Xingu/Estreito e instalações associadas no Pará. A ação segue em andamento ao longo dos próximos dias.

Segundo a PF, a atividade ilícita investigada tem elevado risco de comprometimento da regularidade e distribuição e fornecimento de energia elétrica no país, pois a linha de transmissão fornece energia gerada na Usina de Belo Monte aos grandes centros de consumo de energia no Brasil.

A estrutura foi construída pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) e se estende desde o município de Anapu (PA) até Estreito (MG), passando pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Na base de cada torre da linha de transmissão de energia há uma área de servidão de 50m em cada direção a partir do centro da estrutura e serve para garantir a segurança e a estabilidades das torres.

Contudo, a atividade de mineração ilegal avançou na região, de forma constante, principalmente dentro da área de segurança, o que poderia ocasionar a interrupção de fornecimento de energia elétrica a grandes centros urbanos.

Visando o completo esclarecimentos dos crimes ambientais em apuração, a Polícia Federal cumpre 15 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá.

A operação contou com o apoio de diversos órgãos públicos, entre eles, a Agência Nacional de Mineração (ANM), Ibama, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

A operação envolveu 65 policiais federais, 24 policiais rodoviários federais, 30 policiais da Força Nacional, três servidores da ANM, cinco servidores do Ibama, além de terem sido utilizados 36 viaturas e três helicópteros.

O nome da operação, Guaraci, faz referência ao nome do deus do sol na mitologia tupi-guarani, sendo a entidade responsável por trazer a iluminação e o calor até os mortais.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf