PTB enfrenta crise de identidade com prisão de Jefferson

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Numa tentativa de superar a crise interna do PTB e driblar uma ação no STF, a Executiva Nacional da sigla inicia, nesta quinta-feira, uma convocação para uma convenção nacional no dia 30.

O grupo de Graciela Nienov, a presidente em exercício do partido no lugar de Roberto Jefferson, colocará os cargos à disposição para que o pleito seja realizado antes de 2022, quando terminaria o mandato do cacique político.

Há previsão de que a nova chapa dê mais espaço para aliados dela, como Otávio Fakhoury, presidente do diretório de São Paulo. A intenção é fortalecer a vice para além da interinidade, garantindo mais legitimidade às decisões dela.

O comando de Graciela, que se define como uma “leoa” do PTB e do bolsonarismo, tem sido ameaçado por um grupo de petebistas insatisfeitos com a guinada à direita da legenda. Eles são liderados por Nivaldo Albuquerque, líder do partido na Câmara, e pediram que o STF destitua o atual diretório por suposto uso indevido do fundo partidário.

A busca pela nova eleição é vista por aliados de Graciela como uma estratégia para blindá-la diante dos críticos e, mais do que isso, da caneta de Moraes: se a situação dela for modificada, bem como a composição do diretório, a ação em questão pode perder o objeto. Há dez dias, Moraes atendeu a um pedido dos dissidentes e determinou o afastamento de Jefferson, que já havia se licenciado após a prisão.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf