STF antecipa julgamento de Collor para evitar prescrição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O julgamento de uma ação penal que, finalmente, vai fixar o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a prática da rachadinha, que estava previsto para este mês, acabou ficando para 2022. O caso é importante e bastante esperado porque vai impactar processos semelhantes de políticos suspeitos de recolher o salário de assessores – até hoje o STF nunca condenou parlamentares por causa disso e há um debate no meio jurídico sobre se a prática é crime ou não. A ação penal em questão é contra o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), ex-líder da bancada evangélica, e trata de fatos ocorridos nos anos de 2000 e 2001. A Procuradoria-Geral da República o acusa de peculato, cuja pena é de dois a doze anos de prisão. À Justiça ele nega ter cometido irregularidades.

O plenário ia julgar Silas Câmara no último dia 11, mas o presidente do STF, ministro Luiz Fux, retirou a ação da pauta porque parte dos ministros estaria num evento em Portugal naquela data. A expectativa era que o julgamento acontecesse ainda neste ano. No entanto, Fux priorizou a análise de outra ação penal, contra o senador Fernando Collor (Pros-AL), que foi incluída nesta semana na pauta da próxima quinta-feira, 25. A Corte entra em recesso em dezembro e não haverá tempo para o julgamento da rachadinha antes do fim do ano.

O relator do processo contra Collor, ministro Edson Fachin, pediu prioridade para esse caso porque há risco de prescrição. O senador virou réu em 2017 acusado de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a BR Distribuidora, em uma investigação derivada da Lava Jato.

Enquanto o Supremo não define se recolher salários de assessores pode dar cadeia – alguns juristas dizem que a prática não é crime, e sim improbidade administrativa, que não leva à prisão –, dezenas de investigações sobre rachadinha são tocadas em banho-maria em todo o país. Os casos mais notórios são os dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Flávio (Patriota-RJ) e o vereador Carlos (Republicanos-RJ). Recentemente, entrou na lista de suspeitos mais um peixe graúdo, o ex-presidente do Senado e atual comandante da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Davi Alcolumbre (DEM-AP). Revelado por VEJA, o caso dele chegou à PGR na semana que passou e pode gerar a abertura de um inquérito junto ao STF.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf