STF manda Bolsonaro explicar agressão de seus seguranças a jornalistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou em pedido da Rede Sustentabilidade sobre agressões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de apoiadores dele a jornalistas. O chefe do Executivo tem dez dias para se manifestar sobre as acusações de cerceamento à liberdade de imprensa.

Toffoli decidiu ainda que não se manifestará sozinho sobre os pedidos de liminar feitos pelo partido, de um plano de segurança para os profissionais que cobrem a Presidência da República. Ele enviará a ação direto para a apreciação do plenário da Corte após as respostas do presidente e de manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A Rede pediu ao Supremo que a Presidência da República seja obrigada a garantir os meios necessários para assegurar o livre exercício da imprensa e a integridade física de jornalistas que fazem a cobertura dos atos do presidente Bolsonaro.

O partido pediu ainda que o presidente da República, em suas manifestações públicas oficiais ou não oficiais, seja impedido de realizar ou de incentivar a realização de ataques verbais ou físicos à imprensa e aos seus profissionais, sob pena de responsabilização pessoal, mediante o pagamento de multa pessoal de R$ 100 mil por ocorrência.

As ameaças de Bolsonaro à liberdade de imprensa apontada pela Rede acontecem desde o início do governo, mas episódios de agressões físicas por seguranças da Presidência na Itália na semana passada, durante os eventos do encontro do G20, motivaram o pedido de urgência na Justiça.

Jornalistas brasileiros que estavam cobrindo a Cúpula do G20 foram agredidos no último domingo (31/10) por seguranças presidenciais e policiais italianos durante uma caminhada do presidente pelas ruas de Roma. Bolsonaro também tratou os profissionais da imprensa com hostilidade.

O Metrópoles presenciou parte das agressões, que ocorreram quando o presidente deixou a embaixada brasileira para falar com apoiadores na parte de trás do local. No momento, uma repórter da Folha de S.Paulo foi empurrada. Depois, um profissional da Rede Globo levou um soco no estômago e um do jornal O Estado de São Paulo teve o celular tomado e jogado na rua.

Dois dias depois da agressão, a Embaixada do Brasil na Itália, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenou os atos de violência praticados contra profissionais da imprensa. O órgão disse também que não contrata seguranças para atuação externa às suas instalações.

Metrópoles

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf