Variante agressiva do coronavírus vai se chamar “Nu”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: NIAID/NIH

A nova variante do coronavírus encontrada na África do Sul já tem um nome provavel: Nu. Com a pronúncia “niu”, ela é a 13ª letra do alfabeto grego, que tem sido usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para nomear as variantes do Sars-CoV-2 que precisam ser monitoradas. Com mais de 50 mutações diferentes do coronavírus original, nova variante já é considerada por especialistas a “mais significativa” encontrada até agora.

Apesar de a OMS ainda não ter anunciado oficialmente o nome da nova variante, especialistas internacionais já apontam Nu como o provável nome da nova cepa, por conta da lógica do alfabeto grego.

A OMS identificou até agora quatro variantes “preocupantes” – Alfa, Beta, Gama e Delta. Duas variantes de interesse são a Lambda, identificada no Peru em dezembro de 2020, e Mu, na Colômbia em janeiro.

A nova variante tem 100 casos confirmados na África do Sul. Bélgica, Israel e Hong Kong já identificaram casos em viajantes. Segundo Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, a nova variante apresenta 50 mutações no total — e mais de 30 na proteína spike, o mecanimso que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. Por ser muito diferente do coronavírus original, para o qual as vacinas foram criadas, há receio de que esta nova variante consiga fugir das vacinas.

Essa multiplas mutações estão causando temor mundo afora. Vários países já restringiram voos para a África do Sul e a Anvisa recomendou ao governo brasileiro um controle mais rígido em relação ao desembarque de passageiros de voos de seis países da África.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf