Alemanha cria restrições fortes para festas de fim de ano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sean Gallup/Getty Images

Em meio à perspectiva de que a variante ômicron do coronavírus será a dominante no país em questão de semanas, o governo da Alemanha anunciou na terça-feira, 21, novas medidas de restrição antes das festas de Ano Novo.

Entre as medidas está a restrição de festas, reuniões familiares e atos públicos, até mesmo para quem já está vacinado. Para reuniões privadas, o limite é de dez pessoas, sem contar menores de 14 anos.

“Não podemos fechar nossos olhos para a próxima onda. O coronavírus não vai tirar folga de Natal”, afirmou o chanceler Olaf Scholz. Ele ressaltou que com “comportamento responsável da maioria das famílias”, é possível fazer com que as celebrações “não acelerem os contágios”.

As restrições vigentes, orientadas aos não vacinados, continuarão no nível atual até o próximo fim de semana, quando será celebrado o Natal. Depois, em 28 de dezembro, entram em vigor as regras mais rígidas, que miram também os grandes eventos. Jogos de futebol, por exemplo, não terão mais público e serão fechadas boates e clubes.

Segundo Scholz, as medidas adotadas há poucas semanas, que isolaram os não vacinados das atividades não essenciais, restaurantes e vida social, “surtiram efeito”. Do recorde de incidência de 485 casos a cada 100.000 habitantes em uma semana em novembro, o número caiu para 306 infecções, aliviando a situação em hospitais.

Atualmente, 70,4% da população estão com o esquema vacinal completo. Na terça-feira, o país registrou 23.428 novos casos, incluindo 462 mortes. Ao todo, soma 108.814 mortes desde o início da pandemia.

Ainda assim, o chanceler teme um cenário como o da Dinamarca, onde na terça-feira foi registrado um novo recorde de contágios em um dia: 13.558 casos em um país de 5,8 milhões de habitantes. No país vizinho, 44% dos casos são ligados à variante ômicron.

Também na região, na Áustria, o número de infecções ligadas à variante ômicron aumentou 467% em uma semana, de 12 a 19 de dezembro, preocupando autoridades.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf