Candidaturas coletivas estão permitidas em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE/Divulgação

Nas eleições de 2022 será permitido incluir nas urnas eletrônicas a denominação dos chamados coletivos sociais ao lado do nome de quem promova sua candidatura em grupo.

A decisão foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em resolução discutida pelos integrantes da corte nesta quinta-feira (16).

“No caso de candidaturas promovidas coletivamente, a candidata ou o candidato poderá, na composição de seu nome para a urna, apor ao nome pelo qual se identifica individualmente a designação do grupo ou coletivo social que apoia sua candidatura, respeitado o limite máximo de caracteres”, diz o texto da norma.

Não será permitido, no entanto, concorrer apenas com o nome do coletivo ou grupo na urna eletrônica.

Para a legislação eleitoral, a candidatura permanece individualizada. As candidaturas coletivas são baseadas em acordo informal entre os integrantes.

Os ministros avaliaram que a medida ajudará ao eleitor na identificação de que se trata de uma candidatura coletiva.

Segundo Edson Fachin, encarregado de relatar a matéria, o texto “concretiza diretriz de democratização da participação política, que não colide com nenhuma regra legal, uma vez que a candidatura continua a ser individualizada”.

“A chamada candidatura coletiva representa apenas um formato de promoção da candidatura, que permite à pessoa que se candidata destacar seu engajamento em movimento social ou em coletivo.”

​A inovação constou do pacote de medidas aprovado pelo TSE para as próximas eleições.

Nesta sexta-feira (17), dia de encerramento das atividades do ano, o presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a democracia brasileira viveu momentos graves nos últimos tempos, com “ameaças de fechamento do Congresso, do STF, de descumprimento de decisões judicias e de desfiles de tanques na praça dos três poderes, entre outros maus momentos.”

“O debate público foi dominado pela mentira, desinformação e pelo ódio, um triste discurso dividido em lugar do patriotismo”, afirmou.

De acordo com Barroso, o saldo positivo é que instituições do país “resistiram e afastaram o fantasma do retrocesso, da quebra da legalidade constitucional, das aventuras autoritárias que sempre terminam em fracasso”.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf