Chapa Lula-Alckmin será anunciada em março

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar do movimento político de Geraldo Alckmin de pedir desfiliação do PSDB nessa quarta-feira (15/12), o ex-governador e o ex-presidente Lula (PT) não pretendem anunciar no curto prazo a provável composição de chapa para as eleições de 2022 ao Palácio do Planalto.

Segundo aliados de ambos, apesar de as negociações para a aliança estarem “bem encaminhadas”, qualquer anúncio só será feito mais para o fim do primeiro trimestre do próximo ano, quando o cenário político para o pleito estará mais bem definido.

Petistas lembram que, antes de anunciar seu vice, Lula vai primeiro fazer um evento para confirmar sua própria candidatura à Presidência da República. Anúncio que, segundo o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ficará para depois de fevereiro.

“Fevereiro é aniversário do PT. Vai ter festa do PT. Tem que ter um grande fato por vez”, disse Padilha à coluna.

Já Alckmin, segundo aliados, pretende esperar os legendas concluírem as negociações para formação de federações partidárias. O instrumento permitirá as siglas se coligarem para as eleições proporcionais, mas com a obrigação de manter a aliança pelos quatro anos dos mandatos, sob risco de punição.

O ex-governador paulista tem negociações avançadas para ser vice de Lula pelo PSB, sigla que negocia federação partidária com o PT e o PCdoB. Os pessebistas, no entanto, fazem algumas exigências, o que leva Alckmin a considerar compor a chapa com Lula pelo PSD ou Solidariedade.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf