Colégios militares custam caro e só atendem militares graúdos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Internet/Reprodução

Os colégios militares beneficiam desproporcionalmente os militares de alta patente. Um em cada cinco oficiais superiores das três Forças Armadas tem filho em uma das escolas do sistema de ensino do Exército. Essa relação cai para um em cada 20 capitães, tenentes, subtenentes ou sargentos, e um em cada 3,3 mil cabos ou soldados.

Os números mostram que quanto maior o salário, maior a chance de ter um dependente estudando num colégio militar. Nessas escolas, as mensalidades são bem menores do que em colégios particulares, já que são custeadas em grande parte pelo Orçamento Federal.

A maioria das cadeiras nos colégios militares é reservada para familiares de fardados. Os poucos civis que conseguem uma matrícula precisam passar por um concurso concorrido. Apenas 25% das vagas em todo o país são ocupadas por civis. Em Brasília, onde fica o maior colégio militar do Brasil, só 5% dos alunos são civis. Todos os outros são ligados à caserna.

No topo da carreira militar, 23% dos oficiais superiores ou generais têm filhos matriculados em colégios militares. No nível logo abaixo — capitães e tenentes —, o número é de 4,7%. O percentual é semelhante ao de subtenentes e sargentos, de 5,3%. A menor proporção é entre cabos e soldados, o ponto mais baixo da hierarquia das Forças Armadas, com 0,03%.

A grande maioria dos alunos são filhos de integrantes do Exército. A Força é a responsável por manter os colégios militares. Quando se leva em conta apenas o Exército, a disparidade é ainda maior. Neste caso, 37% dos oficiais superiores ou generais têm seus filhos estudando em colégios militares, mas só 10% dos tenentes e subtenentes contam com esse benefício.

Os dados das patentes dos pais dos alunos de colégios militares foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Já o efetivo das Forças Armadas consta da folha de pagamento, disponível no Portal da Transparência.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf