Críticas nas Redes por tragédia na Bahia assustam Bolsonaro
Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro sentiu o golpe. Criticado fortemente nas redes sociais durante o dia de ontem por ter viajado em férias para Santa Catarina enquanto a Bahia enfrenta a maior tragédia climática de sua história – a hashtag #BolsonaroVagabundo ficou entre as principais do Twitter –, o presidente resolveu dizer o que está fazendo.
E o fez por meio de dois posts publicados na manhã desta terça-feira, 28, no Twitter. No primeiro, diz que editou uma Medida Provisória liberando 200 milhões de reais para a reconstrução de estradas prejudicadas pelas chuvas – 80% da verba vai para a Bahia.
– Acompanhe ações que vem ocorrendo há mais de uma semana sobre o assunto nas redes sociais: @mdregional_br @MinCidadania @Caixa @rogeriosmarinho @joaoromaneto @secomvc @govbr
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 28, 2021
No segundo tuíte, disse que os ministérios estão atuando na tragédia baiana e listou as pastas do Desenvolvimento Regional e Cidadania, além da Caixa Econômica Federal e a Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência), que divulga os atos do governo.
A reação federal foi concretizada com o sobrevoo das áreas atingidas pelas chuvas feito nesta manhã pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reclamou do valor destinado pelo presidente ao estado e pediu mais dinheiro. Durante uma coletiva de imprensa ao lado de representantes do governo federal, o petista disse que a verba não é suficiente.
“Eu queria fazer um apelo porque não é possível recuperar as estradas federais com 80 milhões para o Nordeste, 80 milhões não dá para recuperar nem (as estradas federais) da Bahia”, disse Costa. O texto da MP não detalha para quais estados o dinheiro será distribuído mas, em uma nota, a Secretaria-Geral da Presidência listou apenas a Bahia entre os estados do Nordeste como destino dos 80 milhões de reais.
Bom dia!
Governo do PR @jairbolsonaro em operação conjunta p/ oferecer socorro aos municípios baianos. Vamos sobrevoar a região afetada pelas fortes chuvas no sul da Bahia e levar todo o apoio da FORÇA NACIONAL DO #SUS. 🇧🇷@rogeriosmarinho @joaoromaneto @DamaresAlves @Marceloscf2 pic.twitter.com/wCnhVJfHYy— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) December 28, 2021
Até agora, de concreto, além da MP liberando verba para as estradas, o governo federal disponibilizou 19 milhões de reais por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e anunciou a criação de uma operação conjunta com o governo da Bahia, capitaneada pela Defesa Civil Nacional a partir de uma base em Ilhéus.
Segundo a pasta, três aeronaves da Defesa Civil e uma da Polícia Rodoviária Federal estão prestando assistência aos municípios afetados, como a distribuição de alimentos e insumos e a retirada de moradores de áreas isoladas. A Secom anunciou também que as Forças Armadas serão mobilizadas para a operação.
Vale lembrar que a Bahia é, tradicionalmente, um dos estados que mais rejeitam Bolsonaro e sua administração. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre 24 e 28 de novembro mostra que 57,7% consideram o seu governo ruim ou péssimo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf