Entenda a desinteligência no seio do pior bolsonarismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma troca de ofensas entre o blogueiro Allan dos Santos e o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, expôs um novo capítulo de uma crise entre os apoiadores do governo federal. A briga mostra um racha na base ideológica do bolsonarismo: de um lado estão seguidores do escritor Olavo de Carvalho que criticam figuras do governo e, de outro, apoiadores ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro.

Camargo entrou na mira de Santos — dono do site conservador Terça Livre, que está foragido da Justiça — após publicar críticas aos olavistas em seu perfil no Twitter. O presidente da Fundação Palmares escreveu que “Jair Bolsonaro seria um autêntico conservador ainda que absolutamente nenhum intelectual jamais tivesse escrito um único parágrafo sobre conservadorismo”, em uma referência a Olavo de Carvalho.

Em seguida, o blogueiro escreveu que Camargo faz parte de “uma horda de anafabetos que, se não estivessem na política, não seriam capazes de ensinar uma única e mísera coisa sequer”, e o criticou por receber salário do governo.

 

As ofensas, a partir daí, só aumentaram. Camargo chamou Allan dos Santos de “oportunista fracassado” e o acusou ter inveja e interesses contrariados no governo. Novamente, diminuiu as figuras de Olavo e Santos: “O brasileiro é, majoritariamente, conservador, e nunca leu Olavo de Carvalho. Nem assistiu ao Terça Livre”.

O blogueiro, então, baixou ainda mais o nível da briga, chamando Sérgio Camargo de “moleque de merda” e citando um episódio que supostamente envolveria Camargo: “Nunca levei puta em churrasco de família em Brasília deixando todo mundo desconcertado”, postou.

 

A baixaria nas redes sociais ocorre cerca de uma semana após Olavo lançar críticas contra Bolsonaro. O escritor deixou claro que tem mágoas com o presidente ao reclamar que seus amigos foram demitidos do governo e que duvidava que ele tenha lido um livro seu inteiro. “Ele me usou como ‘poster boy’. Me usou para se promover, para se eleger. E, depois disso, não só esqueceu tudo o que dizia, como até os meus amigos que estavam no governo ele tirou”, disse Olavo em uma transmissão na internet.

As críticas de Olavo ao governo se intensificaram ao longo do ano. Em junho, em uma live durante a madrugada, o escritor reclamou da inação de Bolsonaro e chegou a ameaçar o presidente: “Esse pessoal não consegue derrubar o seu governo? Eu derrubo. Continue inativo, continue covarde, eu derrubo.”

Após olavistas perderem espaço no governo, como Abraham Weintraub (ex-ministro da Educação) e Ernesto Araújo (ex-ministro das Relações Internacionais), a briga ameaça atrapalhar os planos eleitorais de Bolsonaro. Um exemplo é o palanque em São Paulo: enquanto o presidente insiste na candidatura do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, ao governo estadual, Weintraub segue como pré-candidato e tem apoio do bolsonarismo olavista. Na briga que dividiu a direita na internet, Weintraub se alinhou com os olavistas: “Prof. Olavo traidor? Comunista? Precisa ser destruído? VOCÊS ESTÃO LOUCOS?”

A briga pública entre Camargo e Santos chegou aos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira, 27. Até o início da tarde, mais de 3.000 mensagens sobre o assunto já haviam sido postadas.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf