Europa reinstaura restrições mais duras da pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Enquanto cresce pelo mundo o número de novos casos de infecção pela variante ômicron do coronavírus, aumenta também o total de países que estabelecem restrições à entrada de estrangeiros ou à circulação de pessoas. A maior parte está na Europa, onde a cepa já se tornou dominante.

A Finlândia foi a mais recente nação a anunciar medidas de controle mais rígidas. Nesta terça-feira, 28, o país informou que não permitirá o ingresso de viajantes de fora sem a certificação de imunização completa. Até ontem, era possível entrar em território finlandês desde que, além do comprovante de uma dose de vacina, a pessoa apresentasse teste negativo para Covid-19. Suécia, Dinamarca e Áustria haviam tomado a mesma decisão dias atrás.

Na Alemanha, passa a valer desde esta terça a proibição de reuniões com mais de dez pessoas vacinadas ou de dois indivíduos não vacinados. Também foram fechadas casas noturnas e suspensa a participação de público em eventos esportivos.

Ontem, segunda-feira, 27, a França resolveu ampliar os critérios para obtenção do passaporte sanitário, exigindo comprovante da segunda dose.

A China, que adota a política de Covid zero, mantém mais de treze milhões de habitantes em lockdown há uma semana na província de Xi’an, onde há registro de elevação do total de novas infecções pelo SARS-CoV-2.

O setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia, sofre novamente os efeitos da proliferação da ômicron. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle de Doenças (CDC) monitora a evolução de casos em mais de setenta cruzeiros marítimos em passagem pelo país.

No Brasil, os navios MSC Splenda e Costa Cruzeiros aportaram neste início de semana transportando 32 passageiros infectados. As embarcações foram vistoriadas por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os turistas infectados encontram-se em isolamento.

Apesar de sua elevada taxa de transmissão, a ômicron parece mesmo causar sintomas leves e moderados, como previram inicialmente os primeiros estudos sobre a nova cepa de preocupação em circulação pelo mundo.

Contudo, autoridades médicas temem que o acúmulo de novas contaminações leve à sobrecarga dos sistemas de saúde, já bastante prejudicados ao longo dos dois anos de pandemia. Por isso, a recomendação é a de que as pessoas mantenham os cuidados sanitários e se vacinem. As pesquisas estão mostrando que doses de reforço impedem a manifestação de sintomas graves de Covid-19 mesmo quando a infecção é pela ômicron.

Abaixo, seguem os dados sobre a vacinação no Brasil:

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf