Gilmar se anima com Mendonça no STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/ foto de arquivo

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes parabenizou a aprovação de André Mendonça para vaga na Corte. Em publicação na manhã desta sexta-feira, o decano afirma que o Senado cumpriu “importante papel de escrutinar a carreira brilhante” do ex-Advogado-Geral da União e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

 

Ainda no post, Gilmar afirmou que Mendonça terá uma “trajetória marcante” no Supremo Tribunal Federal. Mendonça foi aprovado no Senado nesta quarta-feira por 47 votos a 32. Na CCJ, em uma sessão mais tranquila e rápida do que o esperado, Mendonça se apresentou como garantista, defendeu a autonomia do Congresso para decidir sobre prisão em segunda instância, apoiou o casamento entre casais homoafetivos e reforçou a defesa do estado laico e democrático. O placar, no entanto, foi o mais apertado dos últimos anos (veja infográfico aqui).

Durante a sabatina, Mendonça fez inúmeras menções a Deus, mas garantiu ser um defensor da laicidade do Estado:

— Na vida, a Bíblia; no Supremo, a Constituição. Portanto, na Suprema Corte, defenderei a laicidade estatal e a liberdade religiosa de todo cidadão.

Também garantiu que, se fosse escolhido, manteria o gabinete aberto para políticos de todos os partidos. A postura rompeu resistências dentro do Senado. Também contrariando as expectativas, a sabatina correu em um tom amistoso e distensionado entre Mendonça e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre, que segurou a marcação da sessão durante mais de três meses.

Após a aprovação, o pastor licenciado anunciou que sua aprovação significa um grande passo para a comunidade evangélica.

— É um passo para um homem, um salto para os evangélicos (…) Dei glória a Deus por essa vitória — afirmou, em pronunciamento à imprensa.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf