José de Abreu não vai mais se candidatar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rede Globo

O ator José de Abreu, conhecido pela aguerrida militância política nas redes sociais, desistiu da carreira política. O artista vinha trabalhando numa candidatura para deputado federal pelo PT no Rio de Janeiro, em 2022, mas voltou atrás ao tomar conhecimento das barreiras que viriam com sua possível eleição.

O ator destacou que caso eleito se tornaria uma “pessoa exposta politicamente” (PEP), norma legislativa que define agentes públicos. Assim, criaria barreiras para futuros contratos de trabalho para si mesmo e para os filhos.

— Fiquei muito deprimido após tomar essa decisão. Mas em reunião com meus filhos entendi que não podia fazer isso com a família, todos ficariam expostos politicamente e as empresas tem compliance muito rígido sobre isso — diz José de Abreu.

Diversas empresas privadas tem regras em relação a pessoas (e seus parentes) que ocuparam cargos públicos. Segundo o ator, essas regras poderiam gerar impedimentos para ele voltar a conseguir contratos após cumprir seu possível mandato parlamentar – o que também se estenderia para os filhos, sua principal preocupação.

Segundo José de Abreu, a desistência da carreira política é definitiva. Ele disse ainda que passaria a ganhar muito menos como parlamentar do que com seus trabalhos no teatro, TV e cinema.

— Minha candidatura é inviável, não tem condições — lamentou o ator, ressaltando que seguirá com sua militância política pelo PT.

Crítico contumaz do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Twitter, José chegou a se autointitular “presidente da República” para criticar e satirizar o atual governo. Em uma discussão nas redes sociais, o Bolsonaro chegou a ameaçar processar o ator por conta de suas postagens.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf