Lula está tirando evangélicos de Bolsonaro

Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

A posse de André Mendonça nesta quinta-feira, 16, concretiza a promessa do presidente Jair Bolsonaro de levar um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal (STF). Aprovado pelo Senado, o ex-ministro da Justiça definiu o fato como “um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para os evangélicos”. A declaração, vinda imediatamente após ele passar horas de sabatina reafirmando seu compromisso pela laicidade do Estado, bem como as comemorações da sua aprovação pela ala evangélica do governo e do Congresso, deixam dúvidas sobre o que de fato se pode esperar do novo ministro: um alinhamento total com as pautas defendidas pelos conservadores religiosos do Congresso e da sociedade ou uma conduta pautada na Constituição? Olhar para o cenário eleitoral pode ajudar a entender as futuras ações do novo membro do STF.

Em primeiro lugar, a aprovação e posse de Mendonça vêm em momento frágil para o governo, quando as pesquisas indicam queda de popularidade de Bolsonaro e rejeição recorde à sua gestão. Entre os evangélicos – é verdade – diferentes pesquisas vêm mostrando que a rejeição ao governo é menor, comparada aos outros grupos religiosos. Ainda assim, mesmo entre esse segmento, é inegável que a aprovação do presidente é apenas uma fração da que foi um dia. Tal quadro vem, inclusive, fazendo com que líderes evangélicos especulem sobre a debandada do barco do bolsonarismo para o embarque na candidatura de um não-tão-antigo aliado: Sérgio Moro. Estariam trabalhando para essa aproximação o ex-procurador lavajatista e também evangélico Deltan Delagnol, além de ex-bolsonaristas renegados, entre militares e parlamentares da bancada evangélica.

A condução de Mendonça deve ser vista como parte dessa disputa com Moro pelo apoio de líderes político-religiosos. A indicação de um ministro evangélico certamente rende ao presidente apoios, mas esses só devem ser consolidados se Mendonça tomar ações que não contrariem os religiosos conservadores próximos ao governo. Caso as tome, o novo ministro pode tirar o gosto da conquista dos evangélicos, dando mais elementos para o afastamento destes do governo. Por tal motivo, Mendonça – fiel escudeiro do presidente – dificilmente deve seguir por essa linha.

Vale dizer que, na disputa por esse segmento religioso, além de Moro e Bolsonaro, há um importante ator correndo por fora: Lula. Na pesquisa IPEC, divulgada dia 14 de dezembro, o petista aparece liderando as intenções de voto entre esse segmento, com 34 pontos, frente a 33 do atual presidente. Lula sabe se comunicar como ninguém com os mais vulneráveis, e a crise econômica, o desemprego e a inflação vêm afetando sobretudo os fiéis evangélicos – setor com maior proporção de famílias de baixa renda. Ao olhar apenas para os líderes religiosos, muitos – inclusive Moro e Bolsonaro – poderão se surpreender ao conferir o apoio dado a Lula pelos fiéis, que são muito mais complexos do que seus líderes fazem parecer.

*Vinicius do Valle é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e autor de Entre a Religião e o Lulismo (Ed. Recriar, 2019)

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf