Maioria dos brasileiros querem distância de não-vacinados
Foto: Reprodução/ Internet
Enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro tenta flexibilizar as condições impostas pela decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barrosso, de cobrar o documento de passageiros vindos do exterior, a maior parte da população (66%) diz ter medo de conviver com pessoas que não tomaram nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19.
Os dados são de uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que apontou também que para 65% dos brasileiros os estabelecimentos comerciais deveriam exigir o comprovante de vacinação como condição para os clientes entrarem nos mesmos. Apenas 22% são contra essa prática.
Apesar de a maioria concordar com a exigência do certificado de vacinação, apenas 18% dos entrevistados disseram que tiveram de comprovar que estavam imunizados em algum dos lugares que frequentou nos últimos três meses.
O levantamento foi feito com base 2.016 entrevistas, nas 27 unidades da federação, entre os dias 18 e 23 de novembro. A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Em nota, o presidente da CNI, Robson de Andrade, afirmou que a vacinação em massa foi determinante para o país conter a disseminação do vírus e que a entidade “apoia todas as medidas que ajudam no combate à Covid-19. “Quanto mais a população e o setor produtivo sentirem-se seguros, melhor o ambiente de negócios para a retomada da economia”, afirmou.
Não vacinados não têm medo
A pesquisa mostrou ainda que entre os indivíduos que não tomaram nenhuma dose de vacina há um receio menor de frequentar locais públicos.
Enquanto 65% dos brasileiros totalmente imunizados têm algum receio de ir a shows e eventos, o percentual cai para 39% entre aqueles que não tomaram nenhuma dose do imunizante.
O levantamento também questionou a respeito da obrigatoriedade do uso das máscaras. Enquanto 49% da população se manifestou contra a queda da exigência do uso do equipamento de proteção, 39% dos entrevistados se mostraram favoráveis às medidas que tornam o uso de máscaras facultativo.
Dez por cento não são nem a favor nem contra e 2% não sabem responder.
Os não vacinados são os mais favoráveis ao fim da obrigatoriedade de máscaras. Entre eles, o percentual é de 50% contra 38% daqueles que estão totalmente imunizados.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf