Ministério da Saúde diz que vacinação de crianças é segura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP

Uma nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada ao Ministério Saúde, enviada ao Supremo Tribunal Federal afirma que a vacina para crianças de 5 a 11 anos é segura. O posicionamento contraria o entendimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro Marcelo Queiroga, que têm colocado em xeque a segurança do imunizante, que teve o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A nota, assinada pela secretária Rosana Leite de Melo, foi apresentada ao ministro Ricardo Lewandowski em ação movida pelo PT para que crianças de 5 a 11 anos sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19. O ministro havia dado 48 horas para o governo se manifestar sobre a inclusão deste público.

“Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, diz o documento. “A elevada cobertura vacinal contribuirá para redução da transmissão do Sars-CoV-2 neste grupo e, por conseguinte, reduzirá a transmissão de crianças e adolescentes para adultos, idosos e imunocomprometidos. Além disso, atenuar as interrupções na educação das crianças mantendo a segurança e bem-estar são benefícios indiscutíveis a serem considerados”, acrescenta.

O governo federal tem resistido em iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos após a liberação da vacina da Pfizer/BioNTech para essa faixa etária, atestando a sua segurança. O presidente Bolsonaro afirmou que existe uma “desconfiança” em relação ao imunizante e que a sua aplicação deverá ocorrer apenas com prescrição médica — o que não acontece com outras faixas etárias ou vacinas já oferecidas no calendário de imunização de crianças. Na nota enviada ao STF, a secretaria reitera algo que já é amplamente conhecido: os benefícios da vacina superam eventuais riscos.

O ministro Queiroga afirmou que não deve haver “pressa” na imunização de crianças. “Os óbitos em crianças estão absolutamente dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais”, disse. Apesar da certificação da Anvisa, o ministro ainda citou a “segurança” para justificar uma incomum consulta pública que deverá ouvir inclusive leigos antes de o Ministério da Saúde decidir pela inclusão das crianças na imunização.

O posicionamento do ministro foi rebatido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. “Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo. Até o momento, a covid-19 vitimou mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas confirmadas no grupo de 5-11 anos, causando ainda milhares de hospitalizações”, afirmou a entidade.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf