Ministro da Justiça nega que tenha ajudado bolsonarista foragido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TV Globo/Reprodução

O ministro da Justiça, Anderson Torres, negou nesta quarta-feira (8) em uma rede social que tenha havido “pressão” na pasta com o objetivo de tentar barrar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de Allan dos Santos. No entanto, ele ainda não foi localizado. O blogueiro estava nos Estados Unidos.

A Polícia Federal apura se houve tentativa de integrantes do Ministério da Justiça de obstruir o cumprimento da ordem de extradição. A PF reuniu depoimentos segundo os quais o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, buscou informações sobre a ordem extradição e tentou criar uma instância para análise desse tipo de pedido que até então não existia.

“Nunca houve ‘pressão’ do @JusticaGovBR no caso; Houve sim, pedido de acesso legítimo, do Secretário de Justiça aos autos, o que lhe foi negado pela sua subordinada”, publicou o ministro da Justiça nesta quarta-feira.

A Polícia Federal afirma, contudo, que o cargo de Santini não tinha relação direta com esses pedidos de extradição, de acordo com a hierarquia do Ministério da Justiça, e que ele solicitou uma modificação no fluxo desse tipo de processo a fim de incluir a Secretaria Nacional de Justiça.

Ainda na rede social, o ministro Anderson Torres afirmou nesta quarta-feira que a delegada Silvia Amélia Fonseca de Oliveira foi demitida do cargo de diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional por ter “faltado com a verdade” sobre o caso.

O departamento faz parte da estrutura do Ministério da Justiça e é a instância na qual tramita o processo de extradição de Allan dos Santos.

“A principal causa da exoneração da chefe da DRCI foi ela ter faltado com a verdade, e, informado somente em 4/11, que o processo já havia saído do MJSP em 19/10. Até o momento, a Interpol não incluiu Allan dos Santos na lista de difusão vermelha”, afirmou o ministro da Justiça.

Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família do presidente Jair Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos:

o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte;

o que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições.

Após ter sido alvo de operações, Allan dos Santos deixou o Brasil e entrou nos Estados Unidos em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf