Ômicron no Rio triplica em uma semana
Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Em apenas uma semana, os casos suspeitos da variante Ômicron triplicaram na cidade do Rio de Janeiro. Na véspera da queima de fogos do Réveillon, há 94 pessoas possivelmente contaminadas pela cepa.
Houve aumento de 63 casos em comparação com o último boletim divulgado pelo município, que indicava 31 pacientes só na cidade do Rio sendo investigados por terem a Ômicron.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há casos informados também por unidades privadas (laboratórios e hospitais). Algumas amostras serão encaminhadas à Fiocruz para que seu sequenciamento genômico seja feito.
O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) do município está investigando e monitorando esses casos. Conforme a SMS, todos os indivíduos são acompanhados e, até o momento, tiveram sintomas leves. Nenhum precisou ser internado.
Além do aumento de casos suspeitos de Ômicron, a taxa de testes positivos de Covid-19 também cresce na capital. Na última semana, a SMS identificou que os exames confirmados passaram de 0,7% para 5,5%.
Até o momento, o Rio tem um único caso confirmado, de uma mulher contaminada fora do Brasil, e não tem evidências de transmissão local.
A capital fluminense antecipou a dose de reforço de cinco para três meses após a segunda aplicação. O município registrou alta de 64% na procura por vacinas nas últimas duas semanas. A maioria das doses aplicadas foi de reforço.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf