Pfizer e Moderna acionam defesas corporais mais duradouras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Thiago Prudencio/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

As duas primeiras vacinas criadas com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) são até agora, de longe, as mais eficazes contra as variantes de preocupação do coronavírus. Os imunizantes produzidos pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna apresentam efetividade superior a 90% na prevenção de sintomas associados à infecção pelo SARS-CoV-2, bem além dos 50% exigidos pela Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória americana, para considerar o uso emergencial de uma vacina. Além disso, as primeiras informações sugerem que elas são as que melhor protegem contra a ômicron, a última variante de preocupação designada pela Organização Mundial da Saúde.

A performance bastante superior à apresentada pelas vacinas produzidas com métodos convencionais desafiou cientistas a investigarem a fundo a razão de tamanho sucesso. Um estudo feito na Universidade de Washington e no St. Jude Children´s Research Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que o produto da Pfizer ativa fortemente células que funcionam como ajudantes de outras células do sistema de defesa na produção de anticorpos com maior quantidade e qualidade.

Chamadas de células T foliculares, elas permanecem em ação por no mínimo seis meses após a imunização. Além disso, as células T foliculares são ativadas por uma parte do vírus que não parece ser vulnerável às mutações, mesmo no caso da ômicron. “Quanto mais tempo as células T foliculares dão suporte às outras células de defesa, mais os anticorpos terão boa memória de resposta”, explicou Philip Mudd, um dos autores do estudo.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf