Podemos tem dúvidas sobre Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Laísa Dall’Agnol/VEJA

A pesquisa de intenção de voto para as eleições de 2022 da Quaest Consultoria, divulgada nesta quarta-feira, 8, traz uma notícia boa e uma ruim para Sérgio Moro.

O ex-juiz mostrou que está consolidado no terceiro lugar, mas tem um longo caminho pela frente se quiser ter chances de disputar um segundo turno.

Lula já está garantido numa eventual segunda etapa da corrida presidencial. Com 47% das intenções de voto, analistas já têm como certa a participação do petista em um segundo turno.

Dessa forma, a única esperança de Moro é conseguir mais votos do que o presidente Jair Bolsonaro. Não há espaço para os dois. É um ou outro. E é aí que mora o problema.

Segundo o levantamento da Quaest, Bolsonaro tem 24% dos votos e Moro tem 11%. O ex-juiz terá a difícil tarefa de construir esses 13 pontos de diferença se quiser enfrentar Lula num segundo turno.

Embora esteja à frente de Ciro Gomes, que aparece em quarto lugar com 7%, o caminho de Moro é mais árduo exatamente por não ter nenhum histórico político. Ele terá que construir sua imagem do zero.

Moro tem até o mês de abril para provar que tem chances reais de disputar um segundo turno. É nesse mês que os partidos vão indicar, definitivamente, quem serão seus candidatos na disputa de outubro.

Como esta coluna já apontou, o ex-juiz tem muitas perguntas a responder nos próximos meses – muitas sobre questões éticas.

Além das perguntas, a rejeição a Moro também é expressiva. Segundo o levantamento da Quaest, o ex-juiz é rejeitado por 61% dos entrevistados. Ele perde apenas para Bolsonaro, que tem rejeição de 64%.

Internamente, integrantes do Podemos acreditam que, se não ficar comprovada a força política do ex-juiz, ele pode ser candidato ao Senado.

Esse cenário criaria um problema para o partido, já que um dos caciques da legenda, o senador Álvaro Dias, quer tentar sua reeleição exatamente pelo Paraná, mesmo estado de Moro.

A pesquisa consolida Moro em terceiro, mas também coloca pressão sobre ele. Se não tiver forças para enfrentar Bolsonaro, o ex-juiz deixará a candidatura antes mesmo de torná-la oficial.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf