Presidente do PDT tenta impedir partido de “lular”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente do PDT, Carlos Lupi, reagiu ontem de maneira enfática à pressão de uma ala do partido para que Ciro Gomes (PDT), diante da estagnação nas pesquisas eleitorais, flexibilize os palanques nos Estados ou até mesmo retire a pré-candidatura à Presidência em 2022. Em vídeo postado nas redes sociais, o dirigente declarou que os descontentes devem deixar a legenda.

“Para aqueles que pensam diferente, a porta aberta é a serventia da casa”, destacou. Ele disse que Ciro e o PDT iriam resistir. “[A porta] Serve para entrar os convictos e serve também para sair aqueles que não têm suas convicções entrosadas com as do partido”, completou.

Nos bastidores, alguns deputados da sigla avaliaram que, ao se posicionar publicamente de forma contundente sobre o assunto, Lupi acabou confirmando o descontentamento de parte do partido com o desempenho de Ciro.

No vídeo de um minuto e meio postado ontem, Lupi alega que existe uma campanha orquestrada para desqualificar Ciro Gomes. Ele apontou que pesquisas eleitorais em 2018, bem antes da eleição, colocava o candidato do PDT “em quarto ou quinto lugar”. “Nós, por pouco, não passamos para o segundo turno”, complementou. Na verdade, Ciro acabou o primeiro turno da corrida presidencial com menos da metade dos votos do segundo colocado, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Ele obteve 12,47% dos votos válidos. O petista alcançou 29,28% e Jair Bolsonaro (PL), que era filiado ao PSL na época, teve 46,03%.

Preocupados com a renovação dos mandatos na Câmara e nas assembleias legislativas, alguns integrantes da bancada pressionam por uma “flexibilização” dos palanques nos Estados.

O maior receio vem justamente de parlamentares da região Nordeste, onde a popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é bastante superior à média nacional, de acordo com as últimas sondagens eleitorais.

O financiamento das campanha proporcionais também é outro ponto de preocupação de parlamentares do PDT. O entendimento é de que, com uma eventual desistência de Ciro, sobraria mais verba do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário para fortalecer as candidaturas nos Estados.

Pessoas mais próximas a Ciro rejeitam a hipótese de saída da disputa, mas alegam que chegou o momento de redirecionar o plano para que ele consiga, ao menos, manter o tamanho político conquistado em 2018.

Ontem, Ciro postou um vídeo nas redes sociais com ataques aos pré-candidatos Lula (PT), João Doria (PSDB), Sergio Moro (Podemos) e Jair Bolsonaro (PL). Ele também registrou o apoio recebido pelo ator Fabio Porchat, e um encontro com o prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos).

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf