
Procon e Itapemirim combinam reembolso de consumidores
Foto: Ilton Barbosa/Divulgação
Após uma reunião de duas horas com o dono do grupo Itapemirim, Sidnei Piva, o Procon-SP chegou a um acordo com a Itapemirim Linhas Aéreas para o ressarcimento de passageiros e consumidores lesados com a suspensão de voos por parte da empresa. O órgão diz que a companhia assumiu o compromisso de reembolsar integralmente consumidores que tiveram suas viagens suspensas.
“Mais de 39.000 passageiros já foram reembolsados integralmente e agora nós iremos acelerar esse reembolso para todos que reclamarem junto ao Procon. A empresa se comprometeu a reembolsar hospedagem, alimentação e passagem, além de arcar com uma multa de 5 milhões de reais caso não obedeça um prazo de 10 dias para o ressarcimento após ter recebido a reclamação”, afirma Fernando Capez, presidente do Procon-SP.
A companhia calcula que os reembolsos demandarão cerca de 60 milhões de reais. Para aqueles que ainda têm viagem marcada com a companhia, Piva se compromete a resolver as pendências junto à Anac e voltar a operar nos aeroportos brasileiros. Mesmo assim, o Procon-SP incentiva consumidores com viagem marcada para 2022 que se sentirem receosos a entrarem com processo de devolução do valor das passagens. “O problema maior é que os consumidores não confiam mais. Quem tiver passagem comprada e quiser o dinheiro de volta pode reclamar também”, diz Capez.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf