Questionada a proteção da Coronavac contra Ômicron

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Getty Images

A CoronaVac, vacina da Sinovac, uma das mais utilizadas no mundo contra a Covid-19, não oferece anticorpos suficientes quando ministrada em duas doses para neutralizar a variante ômicron, mostra um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong, publicado na noite da terça-feira 14, na revista médica Clinical Infectious Diseases. Segundo os primeiros resultados de testes laboratoriais, será necessária a dose de reforço para melhorar a proteção do imunizante, que no Brasil é produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo. “Em um grupo de 25 pessoas vacinadas com duas doses de CoronaVac, nenhuma mostrou anticorpos suficientes em seu soro sanguíneo para neutralizar a ômicron”, disseram pesquisadores da Universidade de Hong Kong, liderados pelo professor Kwok-Yung Yuen, especialista em doenças infecciosas.

Na semana passada, a farmacêutica chinesa, sediada em Pequim, divulgou conclusões de estudos próprios dando conta de que sete em cada 20 pessoas – cerca de 35% – que receberam duas doses da vacina haviam produzido anticorpos suficientes para neutralizar a ômicron. O resultado melhorou um pouco quando uma injeção de reforço foi adicionada à cobertura vacinal. “Entre um grupo de 48 pessoas que receberam três doses, 45 delas, ou seja, 94%, tinham anticorpos suficientes para neutralizar a nova cepa”, disse a empresa, não entrando em detalhes se o estudo ou as descobertas seriam publicadas em um jornal ou revista científicos. Vale ressaltar que a pesquisa tem amostragem pequena e as distinções nos perfis de idade e saúde dos indivíduos são potencialmente responsáveis ​​pelas diferenças nos resultados.

Embora ainda seja preciso avançar no entendimento da resposta da CoronaVac à ômicron, os resultados iniciais apontados pelos estudiosos de Hong Kong são motivo de preocupação para aqueles que receberam 2,3 bilhões de doses de CoronaVac. Como a nova variante é mais transmissível do que a delta, a necessidade de acelerar as campanhas de reforço ou mesmo revacinar com uma injeção mais específica para a ômicron vai atrasar os esforços mundiais para o término da pandemia.

Caso a injeção da Sinovac seja considerada ineficaz contra a ômicron em estudos mais conclusivos, a China, que conseguiu isolar a maioria de sua população mantendo fronteiras fechadas e severas medidas de contenção, enfrentará dificuldades na contenção da pandemia, disseram os especialistas. O governo chinês distribuiu 2,6 bilhões de vacinas – muitas delas, a CoronaVac – para sua população de 1,4 bilhão de pessoas, mas agora enfrenta a perspectiva de ter que desenvolver novas vacinas antes que possa mudar sua atual postura de isolamento. “Entre outros países que utilizam a CoronaVac, as ondas de infecção anteriores teriam conferido alguma imunidade natural que ajudaria a garantir um menor impacto da ômicron”, disse Benjamin Cowling, professor de epidemiologia da Universidade de Hong Kong.

Mas as populações da China continental e de Hong Kong não experimentaram nenhuma infecção anterior em grande escala, o que as deixa vulneráveis. “As autoridades chinesas trabalharam muito para ter uma alta taxa de vacinação em todo o país, mas a mutabilidade do vírus significa que o impacto desses esforços foi significativamente reduzido”, afirmou Nicholas Thomas, professor associado da City University of Hong Kong, autor de diversos livros sobre política externa e saúde pública. “O duplo desafio que a China enfrenta agora é como garantir que sua população seja novamente protegida contra a ômicron e quaisquer mutações futuras, além de gerenciar os fluxos de bens e pessoas por meio de suas fronteiras quando o resto do mundo está se movendo para conviver com o vírus” acrescentou.

Até o momento, a China detectou dois casos de ômicron em viajantes que retornavam de outros países, sendo que um deles foi identificado duas semanas depois de entrar no país. Os pesquisadores da Universidade de Hong Kong aconselharam o público a tomar uma terceira dose da vacina o mais rápido possível, enquanto aguardam a próxima geração de imunizantes. A Sinovac, por sua vez, está conduzindo mais pesquisas para avaliar o impacto da nova cepa em sua vacina, segundo informou um representante da empresa.

O estudo da Universidade de Hong Kong também analisou a vacina de RNA mensageiro desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. Das 25 pessoas que receberam duas doses do imunizante, cinco tiveram capacidade neutralizante contra a nova variante, apontaram os cientistas. Resultado que vai ao encontro das descobertas divulgadas na semana passada pelas empresas.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf