Randolfe propõe que TCU exija que candidatos a ministro do Tribunal sejam honestos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto no Senado para reforçar a barreira contra candidatos ficha-suja à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O texto determina que a indicação de candidatos, escolhido pelo Presidente da República ou por qualquer das Casas do Congresso, deverá seguir os requisitos constitucionais da idoneidade moral e reputação ilibada.

Ou seja, os postulantes não podem ser réu ou ter contra si ação penal por crime doloso contra a administração pública, sentença judicial ou acórdão de tribunal, com trânsito em julgado ou não, entre outros.

Randolfe justifica que seu projeto é inspirado pela resolução do TCU, de autoria do ministro Walton Alencar, aprovada na semana passada. Segundo o senador, a regra “conseguiu dar alguma objetividade a um conceito que historicamente foi tratado como indeterminado e de aferição puramente política”. A diferença é que a regra da corte é aplicada para as nomeações e a proposta do senador dá um passo atrás e barra indicações.

O Senado deve sabatinar na próxima semana, na Comissão de Assuntos Econômicos, parlamentares indicados para ocupar a vaga do ministro Raimundo Carreira, indicado por Jair Bolsonaro para embaixada de Portugal.

Kátia Abreu (Progressistas-TO), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra (MDB-PE) são os mais bem posicionados na disputa. A participação do líder do governo, no entanto, vem sendo questionada. Pesa contra ele uma investigação do Tribunal de Contas de Pernambuco. Bezerra garante que essa questão já foi sanada e que não há nada que o impeça de concorrer a vaga.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf