Receita perdeu 36 % dos auditores desde 2012

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os problemas da Receita Federal vão muito além das questões salariais. Estudo recente feito pela autarquia, que revelamos aqui com exclusividade, mostra que o principal órgão de administração tributária do país está sofrendo um processo de esvaziamento de proporções cavalares.

Desde janeiro de 2012 o número de auditores fiscais da Receita teve uma queda de 36%. Nas regiões fiscais de Minas Gerais, Rio de Janeiro/Espírito Santo e São Paulo (6ª, 7ª e 8ª RFs), o quadro caiu pela metade. Isso aconteceu porque não têm sido realizados concursos públicos na quantidade necessária para ocupar as vagas deixadas em aberto por funcionários que se aposentaram.

A situação vai piorar em breve. Dos 7.733 atuais auditores, 220 estão prestes a se aposentar e 1.503 recebem o abono-permanência. Também conhecido entre os servidores como “auxílio pé na cova”, o abono é pago a quem já preencheu todos os requisitos para aposentadoria e permanece na ativa.

Repor os cargos perdidos também ajudará a rejuvenescer o perfil etário da Receita. Mais de 64% dos auditores e 56% dos analistas tributários têm 50 anos ou mais.

Para quem vê corporativismo em toda demanda vinda de trabalhadores, é bom informar que a Receita brasileira tem bem menos pessoal que instituições congêneres de outros países. No Brasil, cada servidor de administração tributária tem que cobrir uma área de 476 m2. Isso é quatro vezes mais que o valor correspondente para os Estados Unidos e 20 vezes mais que a área a cargo de cada funcionário do Fisco chinês.

Congresso em Foco

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf