Rejeição a Bolsonaro sobe e a Lula cai

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

A nove meses do primeiro turno das eleições de 2022, a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 60%. O número é da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira. No levantamento anterior, realizado em setembro, o índice já indicava um cenário negativo para o chefe do Executivo: ele apresentava 59% de rejeição, o que aponta, agora, uma oscilação de um ponto percentual dentro da margem de erro, que é de dois pontos. Líder na pesquisa de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou queda de quatro pontos entre os que o rejeitam.

A rejeição do petista, em setembro, era de 38%. Agora, caiu para 34%, número que identifica aqueles que disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum. O mesmo aconteceu com dois candidatos da chamada “terceira via”: João Doria (PSDB), que viu sua rejeição cair de 37% para 34%, e Ciro Gomes (PDT), que também registrou queda de quatro pontos: de 30%, há três meses, para 26% no atual levantamento.

Citado na primeira vez na pesquisa, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) enfrenta 30% de rejeição no eleitorado. Filiado ao Podemos em novembro, o ex-ministro de Bolsonaro não estava oficialmente na disputa à Presidência na data do último levantamento.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) registrou uma rejeição de 17%, seguido por Aldo Rebelo (sem partido), com 16%; e Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo), com 15% cada. Dentre aqueles que não votariam em nenhuma das opções, o índice foi de 3%, enquanto 1% não souberam responder e 1% votaria em qualquer um dos pré-candidatos.

O Datafolha ouviu 3.666 eleitores em 191 cidades, entre os dias 13 e 16 de dezembro.

Em meio a um cenário econômico de inflação alta e alta taxa de desemprego, com piora nos indicadores, o presidente da República crê no pagamento de um Auxílio Brasil turbinado, de no mínimo R$ 400, como a esperança de reverter sua rejeição. O programa é o substituto do Bolsa Família. Para destinar recursos ao programa, o governo apresentou ao Congresso a chamada PEC dos Precatórios, a proposta de emenda à Constituição que muda o pagamento de despesas federais decorrentes de sentenças judiciais e altera o cálculo do teto de gastos. O texto foi completamente aprovado pelos parlamentares.

Ainda assim, no entanto, a pesquisa realizada pelo Datafolha reforçou o tamanho do desafio de Bolsonaro para conquistar votos entre os eleitores com menor renda, de até dois salários mínimos — grupo que equivale a 51% da amostra do instituto. Segundo o levantamento, a diferença entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula nesse segmento soma hoje 40 pontos percentuais. O petista tem 56% das intenções de voto, contra 16% do atual presidente. Em setembro, quando foi divulgada a pesquisa anterior, essa distância era menor, de 34 pontos.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf