Vereadora gaúcha eleita para “embelezar” Câmara fala do caso
Foto: Reprodução
A vereadora Iasmin Roloff (PT) foi eleita a contragosto como segunda vice-presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu (RS) após receber votos motivados por sua aparência. Pelo menos três parlamentares argumentaram que a colega, única mulher com mandato na Casa, teria a função de “embelezar” a mesa diretora. A sessão ocorreu na última quarta-feira, 22.
Iasmin, então, pediu a palavra e afirmou aos vereadores que preferiria receber votos por sua capacidade intelectual. “Fiquei constrangida e incomodada”, disse a vereadora ao Estadão. “No momento em que se dá um voto apenas pela aparência de alguém, se torna invisível toda a trajetória dessa pessoa, toda a sua capacidade de construção, sua inteligência e seu trabalho.”
“Foi como se eu estivesse ali só para isso, (…) como se eu não tivesse capacidade de legislar como eles”, acrescentou. Os votos justificados pela aparência da parlamentar foram dados pelos vereadores Arion Braga (PP), Oraci Teixeira (PSB) e Silvio Neutzling (MDB).
A vereadora havia se candidatado para a presidência da Casa, cargo definido na mesma sessão, mas recebeu menos votos para esse posto do que para o qual acabou eleita. Anteriormente, ela já havia rejeitado um convite da base governista para a primeira vice-presidência. O episódio foi divulgado pelo G1.
Iasmin afirmou não ter se candidatado à segunda vice-presidência. Ela aguarda o fim do recesso legislativo para decidir com seu partido se assumirá o cargo, para o qual, segundo ela, foi indicada pela base governista e recebeu 8 votos. Na mesma conversa com o diretório municipal do PT, ela espera definir se tomará alguma medida legal contra os vereadores que fundamentaram seus votos pelo “embelezamento” da mesa.
O episódio gerou repercussão nas redes sociais. Via Twitter, a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB) prestou apoio à vereadora e classificou a situação como um constrangimento. “Até quando seremos tratadas com tamanho desrespeito?”, escreveu. O vereador Leonel Radde (PT), de Porto Alegre, também manifestou solidariedade e disse que a colega de partido foi vítima de “machismo explícito”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf