Votos da oposição ajudaram a pôr Mendonça no STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/justica/evangelico-mendonca-defende-estado-laico-e-casamento-gay-e-ficara-26-anos-no-stf/)
© 2021 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Aprovado por uma margem apertada no Senado Federal, André Mendonça virou ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) graças aos votos da oposição e à pressão da bancada evangélica em favor do nome “terrivelmente evangélico” indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nas contas de senadores, ele teve mais de vinte votos de partidos de oposição e independentes em relação ao governo Bolsonaro.

Segundo senadores ouvidos pelo blog, se dependesse do voto de senadores governistas, André Mendonça teria seu nome rejeitado na quarta-feira (1º).

Embora a votação tenha sido secreta, nos bastidores os votos são revelados ou, pelo menos, há uma indicação da tendência de cada senador.

Na avaliação do resultado final (47 votos a 32), não fossem os votos de senadores da oposição ou independentes, Mendonça não teria conseguido os 41 votos necessários para a aprovação.

Nas contagens feitas por senadores, o Podemos, que filiou recentemente Sergio Moro para lançá-lo como candidato à Presidência da República, votou em peso a favor de André Mendonça. São nove parlamentares.

A maioria do PSD, que lançará na disputa presidencial o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), também votou a favor de Mendonça. O partido tem 12 senadores.

No PT, cuja bancada tendia a votar fechada contra André Mendonça em razão das posições do ex-ministro favoráveis à Operação Lava Jato, pelo menos dois senadores votaram a favor.

No partido Rede Sustentabilidade, os dois senadores votaram também pela aprovação do ex-advogado-geral da União.

No Cidadania, os três senadores — Alessandro Vieira (SE), Eliziane Gama (MA) e Leila Barros (DF) — votaram a favor do novo ministro do STF.

Em resumo, segundo avaliam interlocutores de André Mendonça, não fossem os votos desses senadores de oposição ou independentes, ele teria sido rejeitado.

Entre os 32 senadores que votaram contra André Mendonça, está boa parte dos parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Um senador disse ao blog que os governistas continuavam fazendo campanha nesta quarta para derrotar a indicação do ex-ministro da Justiça, mas não tiveram sucesso exatamente porque ele foi praticamente abandonado pelo Palácio do Planalto.

No momento em que o governo deixou André Mendonça no sereno, dizem senadores, parlamentares da oposição e independentes decidiram votar pela aprovação.

“O André Mendonça virou uma vítima do governo e do Davi Alcolumbre [presidente da CCJ]. Isso, em vez de derrotá-lo, acabou criando as condições para aprová-lo”, disse um parlamentar.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf