Agressores de negro espancado na porta de casa são denunciados pelo MP
Foto: Reprodução
O Ministério Público do Maranhão denunciou por tentativa de homicídio decorrente de motivação racial os dois agressores do homem negro de 23 anos agredido e sufocado no pescoço enquanto tentava entrar no seu carro, estacionado em frente ao edifício onde mora. O crime ocorreu no último dia 18 de dezembro em Açailândia, cidade de 113 mil habitantes a 567 km de São Luís.
A denúncia foi oferecida nesta quarta-feira contra o empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal, depois que a Polícia Civil do estado concluiu que houve tentativa de homicídio contra Gabriel Nascimento, que é recepcionista de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Na denúncia, a promotora Fabiana Santalucia Fernandes, responsável pela comarca de Açailândia, diz ter ficado clara a “presença de indícios suficientes de autoria e de materialidade do crime de tentativa de homicídio triplamente qualificado, sobretudo diante dos depoimentos colhidos e demais provas documentais produzidas”. O caso deve ir a júri popular.
Na manhã de 18 de dezembro de 2021, Gabriel organizava seus pertences no carro para ir ao trabalho quando foi abordado pelo casal, que estava em um veículo de luxo.
Segundo o depoimento do rapaz, Jhonnatan caminhou em sua direção e após perguntar o que ele fazia dentro do carro, passou a acusá-lo de estar roubando o veículo. O recepcionista relatou que reiterou ser o dono do automóvel e mostrou que a chave estava na ignição, mas foi chamado diversas vezes de ladrão, como confirmam imagens gravadas por câmeras de segurança de uma loja na mesma rua.
Após ser acusado tanto por Ana Paula quanto por Jhonnatan, Gabriel foi derrubado, levou chutes, tapas e foi imobilizado pelo empresário, que pôs o joelho em seu pescoço — uma cena que lembrou o caso do norte-americano George Floyd, morto pelo policial Derek Chauvin em maio de 2020, em um caso que gerou diversas manifestações do movimento Black Lives Matter nos EUA.
A manobra no pescoço de Gabriel também consta da denúncia feita pelo MP, que aponta que os dois agressores “somente soltam o pescoço da vítima depois das intervenções insistentes” de uma testemunha. Em depoimento, Ana Paula Vidal negou as acusações e Jhonnatan não deu a sua versão.
De acordo com o MP, um exame de corpo de delito mostrou indícios da execução de pelos menos duas modalidades de asfixia tentada pelos denunciados, “a saber, sufocação indireta e estrangulamento atípico”.
— Essa denúncia representa um grande marco pro enfrentamento e a luta contra o racismo porque eu reconhece os fatos a partir da sua gravidade decorrente do componente racial da conduta dos acusados. E ajuda a sedimentar uma posição mais forte das instituições brasileiras contra essa prática de violência que está tão arraigada na nossa sociedade contra as pessoas negras —, disse ao GLOBO o advogado Márlon Reis, responsável pela defesa de Gabriel.
Agora, caberá ao juiz decidir se recebe ou não a denúncia, fazendo com que Ana Paula e Jhonnatan passem a ser réus.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf